Fábrica de Doces Brasil é declarada como patrimônio cultural
A empresa agora será reconhecida como típica da cultura, da forma de saber e fazer e das práticas da vida social de Juiz de Fora

A Câmara Municipal de Juiz de Fora promulgou o projeto de lei aprovado que torna a Fábrica de Doces Brasil um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município. A iniciativa foi realizada, na última sexta-feira (26), depois de o projeto de lei ter sido aprovado pela casa legislativa.
A norma é de autoria do vereador Marlon Siqueira (PP). O estabelecimento funciona de forma ininterrupta desde 1978, quando foi fundado por João Jaime Estiguer, avô dos atuais proprietários.
Na justificativa do projeto de lei (PL), Marlon enfatiza que o patrimônio imaterial é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais. “Com o crescimento da cidade, a Fábrica de Doces Brasil começou a fazer parte do hábito dos juiz-foranos, que quando passavam pelo centro, não deixavam de saborear os doces, como a Fatia Rosa, e os bolos de aniversário característicos, presentes em comemorações de gerações”.
A partir de agora, a empresa será reconhecida como típica da cultura, da forma de saber e fazer e das práticas da vida social do município de Juiz de Fora.