Obras do Viaduto da Rua Benjamin Constant têm início nesta segunda-feira

Intervenção causará diversas alterações no trânsito; prazo para entrega é de um ano 


Por Mariana Floriano

12/05/2023 às 18h49- Atualizada 15/05/2023 às 07h43

Terão início nesta segunda-feira (15) as obras para construção do viaduto da Rua Benjamin Constant, no Centro de Juiz de Fora. A intervenção causará uma série de alterações no trânsito, dentre elas, a interdição total da travessia da linha férrea no cruzamento com a Avenida Francisco Bernardino a partir de segunda-feira.

O prazo para finalização da obra é de um ano. Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as obras vão ocupar a via após a Rua Professor Oswaldo Veloso. Linhas de ônibus também deverão ser modificadas. Todo o detalhamento das alterações pode ser conferido no site da PJF

Segundo a PJF, na segunda-feira, as equipes de engenharia iniciam os trabalhos com a montagem do canteiro de obras e o serviço de sondagem do terreno, que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo e ensaios específicos de campo. Os procedimentos vão extrair informações que auxiliam no desenvolvimento da obra, tais como: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, capacidade de carga ou resistência do solo em várias profundidades, entre outras.

viaduto benjamin constant pjf
Projeção do viaduto divulgada pela Prefeitura de Juiz de Fora

Obras pretendem melhorar fluxo da região

No dia 18 de abril, a Marco XX Construções, empresa sediada em Belo Horizonte, venceu a licitação, após três tentativas desertas. A empresa deverá entregar um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. O valor empenhado é de R$ 17.688.442,84. 

O objetivo do equipamento urbano é eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, com o intuito de melhorar o fluxo viário na região. Para isso, o projeto ainda prevê a desapropriação de um terreno entre as duas vias, onde funciona o estacionamento de um hipermercado. Os recursos que vão custear as obras são de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.