Grande mestre Robson Gracie falece aos 88 anos e deixa legado no Jiu-Jitsu

O grande mestre Robson Gracie, membro mais velho da tradicional família responsável pelo desenvolvimento do Jiu-Jitsu brasileiro e da criação do Vale-Tudo, faleceu aos 88 anos deixando um legado no esporte. Conheça mais sobre sua história e contribuição para o mundo do Jiu-Jitsu.


Por Diário Momento

29/04/2023 às 10h47

Uma vida dedicada ao Jiu-Jitsu

Robson Gracie nasceu em 1935, no Rio de Janeiro, e desde criança começou a treinar Jiu-Jitsu, tornando-se um dos grandes mestres da família Gracie. Na década de 1950, iniciou sua carreira como lutador de vale-tudo, registrando vitórias espetaculares sobre Artur Emídio e Valdo Santana, ajudando a pavimentar e construir o Jiu-Jitsu atual e o MMA.
Além de ser um destaque nos ringues, Robson Gracie também enfatizava a importância da defesa pessoal como ferramenta de proteção e socialização das pessoas. Na década de 1980, tornou-se presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro, a entidade mais antiga da arte suave, onde administrou por longos anos.

Um legado eterno

Robson Gracie deixa um legado no mundo do Jiu-Jitsu e será sempre lembrado como um grande mestre e defensor da arte suave. Sua contribuição para o desenvolvimento do esporte foi inestimável, e sua história será contada por muitas gerações. A família Gracie e toda a comunidade do Jiu-Jitsu lamentam profundamente sua perda, mas celebram sua vida e seu legado. Descanse em paz, grande mestre Robson Gracie.