Bombeiros realizam salvamento de recém-nascida engasgada em São João del-Rei

Segundo os bombeiros, menina de cinco dias de vida começou a apresentar sinais que não estava respirando corretamente após amamentar


Por Tribuna

24/04/2023 às 09h31- Atualizada 24/04/2023 às 12h19

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi responsável por fazer o salvamento de uma bebê de cinco dias de vida que estava engasgada no último sábado (22). De acordo com o sargento Mauro Sérgio, militar que atendeu a ligação, a menina havia sido amamentada pouco tempo antes e logo começou a apresentar sinais de que não estava respirando corretamente. Sendo assim, foram feitas orientações para que os procedimentos de desobstrução fossem iniciados e a unidade de resgate foi encaminhada para o local, no Bairro das Fábricas. Após a ação, a bebê e seus familiares foram encaminhados para avaliação médica na Santa Casa.

Logo que o sargento atendeu a chamada e soube que a recém-nascida estava com os olhos arregalados e com a pele começando a ficar azulada, engasgada, fez as recomendações e tratou do caso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um cabo da Polícia Militar que é amigo da família estava no local e tentou aplicar manobras, mas a bebê ainda não havia voltado a respirar quando o resgate chegou. O sargento Dinali, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, explicou que a menina estava com sinais vitais baixos quando a equipe chegou ao local. “Nós a encaminhamos para a viatura, onde demos sequência aos procedimentos. Após alguns ciclos de manobras, a menina passou a respirar, ainda que com certa dificuldade“, revela.

LEIA MAIS

Segundo caso em uma semana

Na última segunda-feira (17), os bombeiros de São João del-Rei atenderam outro caso de obstrução respiratória em recém-nascido na cidade, dessa vez envolvendo uma menina de seis dias de vida. O chefe da equipe revela, sobre o assunto, que é preciso se atentar aos sinais que um problema assim pode estar ocorrendo e trazer foco para o assunto. “Situações assim são bem comuns e é importante saber agir rápido e chamar o socorro. É ótimo saber que pudemos ajudar num momento tão vital”, diz.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.