Judoca juiz-forano de 14 anos conquista bronze no Campeonato Brasileiro Regional
Lucas Almeida de Souza é o primeiro atleta de Juiz de Fora em mais de 20 anos a subir no pódio da competição
No último domingo (2), o judoca juiz-forano Lucas Almeida de Souza, de 14 anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional – Região III, na categoria sub-15 masculino médio (até 66kg). O jovem, que treina no Centro de Estudo Karatê-do Shotokan (CEKS), é destaque no cenário do judô desde quando começou a competir, aos 9 anos, juntamente com o irmão gêmeo, Pedro, também judoca.
A história dos gêmeos já havia sido contada pela Tribuna em outubro de 2021, graças ao desempenho da dupla no Torneio Mineiro Dangai de Judô, em que chegou ao pódio. Desde então, os jovens atletas já conquistaram outros resultados expressivos. Guilherme Maritaca, sensei dos irmãos há mais de seis anos, conta sobre a evolução deles nesse período. “A evolução deles foi gritante. No ano passado, eles lutaram nos campeonatos de federação e conseguiram alguns resultados expressivos, como o Mineiro Dangai, que é um estadual por faixa. Eles também ganharam o Mineiro por faixa no Rio de Janeiro. Mas (o Brasileiro Regional) foi o campeonato mais expressivo do Lucas”, conta Maritaca.
Em 2023, Lucas obteve três pódios expressivos. O primeiro veio no dia 12 de março, quando conseguiu o primeiro lugar do Campeonato Mineiro, disputado em Itamonte, sul de Minas Gerais. Uma semana depois, em 19 de março, outra medalha de ouro, desta vez no Torneio de Abertura da Federação de Judô do Rio de Janeiro (FJERJ), que abre o calendário do esporte no estado, e foi realizado na capital fluminense. O resultado obtido credenciou o judoca a participar do Campeonato Brasileiro Regional – Região III, que aconteceu no primeiro fim de semana de abril, em Vitória-ES, e contou com atletas das federações de Minas, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O bronze do judoca recolocou Juiz de Fora no pódio depois de mais de 20 anos.
Assim como o irmão, Pedro também carrega consigo ótimos resultados. Neste ano, o jovem conquistou a medalha de prata no Campeonato Mineiro e no Torneio de Abertura da FJERJ e ficou em nono lugar na categoria categoria sub-15 masculino médio (até 66kg) do Campeonato Brasileiro Regional.
Os judocas ainda têm mais competições para disputar neste ano. “Eles vão lutar por vários campeonatos. Terá a Copa Rio, o estadual fluminense, além da seletiva do Campeonato Brasileiro de Judô, com atletas de todos os estados”, explica o Sensei.
“Prioridade são os estudos”
O sensei dos irmãos explica que o sucesso dos judocas também se deve muito ao apoio familiar. “Eles têm um futuro brilhante pela frente. Um dos motivos para isso é que os pais os apoiam muito. O apoio da família é tudo. Eu, como professor, mostro o caminho e ensino. Mas, sem a família, eles não vão a lugar nenhum”, afirma.
Apesar do grande potencial dos gêmeos, Guilherme Nunes de Souza, pai de Lucas e Pedro, conta como lida com a rotina de treinos e do dia a dia, e qual a prioridade atual dos irmãos. “Não é fácil, mas a gente tenta. Eu, como pai, sempre tento orientar para ter disciplina e foco, para sair da zona de conforto. Eu e a minha esposa pensamos desse jeito. Mas estão indo bem, no caminho certo. Se serão atletas profissionais no futuro, não sei. Por agora, a prioridade são os estudos”, diz Guilherme