Turnê ‘Grande Japão’ irá percorrer JF e municípios da região

O objetivo é divulgar a cultura nipônica com apresentações artísticas e musicais, a partir desta sexta-feira


Por Gabriel Magacho, estagiário sob supervisão do editor Marcos Araújo

31/03/2023 às 16h45

grande japao 2
A escolha do grupo pela Zona da Mata se deu pela vontade dos japoneses de conhecer e de se abastecer da cultura, da paisagem e da música brasileira (Foto: Divulgação)

Composta por uma comitiva de quatro mestres japoneses, com altas graduações em diferentes artes tradicionais japonesas, além de um brasileiro que se auto-batizou na cultura oriental, a turnê “Grande Japão” chega a Juiz de Fora e cidades da região a partir desta sexta-feira (31). O intuito, de acordo com os organizadores do evento, é que os nipônicos apresentem e divulguem a arte de seu próprio povo e país, por meio de oficinas temáticas e apresentações musicais.

A conexão entre os japoneses e o juiz-forano Leonardo Vasconcellos, que atualmente reside no Japão e que, no meio de suas pesquisas do Doutorado em Física na Universidade de Nagoya se descobriu na música japonesa e nas artes marciais, começou quando o então estudante de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conheceu o país oriental pela primeira vez, por meio do extinto programa Ciências Sem Fronteiras. “A oportunidade de participar desse intercâmbio mudou minha vida. Percebo muito carinho e apreço dos japoneses pelos brasileiros, especialmente entre os mais antigos. Para mim, é uma honra poder proporcionar a eles também contato direto com minhas raízes e intensificar ainda mais o intercâmbio cultural entre os países”, afirma.

Sendo assim, a escolha do grupo pela região da Zona da Mata se deu principalmente pela vontade dos japoneses de conhecer e de se abastecer da cultura, da paisagem e da música brasileira. Com três apresentações em Juiz de Fora e duas na cidade de Guarani, o conjunto deve realizar suas oficinas em duas etapas: num primeiro momento, será realizada uma pintura ao vivo, seguindo o molde tradicional japonês com material trazido do Japão. Num segundo, a mesma será seguida de uma apresentação musical com Koto, instrumento de cordas tradicional japonês, e Shakuhachi, flauta de bambu japonesa, além de repertório musical amplo, desde músicas centenárias do Japão a interpretações de obras de compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi. Os participantes terão acesso a breves explicações sobre as respectivas artes no decorrer das apresentações.

A primeira oficina artística do quinteto em Juiz de Fora acontece nesta sexta-feira (31), das 9h às 11h, no Café Grão Moente, localizado na rua Oscar Vidal 271, Centro. No mesmo dia, o grupo segue para a cidade de Guarani, onde realiza outra oficina cultural, às 17h30, e apresentação musical, às 20h. Já na próxima terça-feira (4), a comitiva realiza outra oficina artística no Espaço Cultural Tenetehara, na Avenida Presidente Costa e Silva 2776 , no São Pedro, às 14h. Por fim, o grupo finaliza suas atividades com uma apresentação musical, no mesmo dia, às 20h, no Anfiteatro João Carriço, no Parque Halfeld. Os ingressos para a última apresentação estão com venda antecipada pela plataforma Sympla.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.