Com juiz-foranos e Avancini, Desafio de Gigantes de Mountain Bike começa nesta sexta
Provas irão gerar pontos para vagas olímpicas e pan-americanas, além do ranking mundial
O Desafio de Gigantes, tradicional evento de mountain bike, irá acontecer neste final de semana, entre a sexta-feira (10) e o domingo, (12), no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis, com cerca de 1200 participantes de dez países. Serão três provas: duas de cross country olímpico (XCO) e um short track (XCC), as quais valem pontos para vagas olímpicas e pan-americanas e para o ranking mundial. Haverá ainda, maratonas amadoras de 20km e 40km. As inscrições podem ser feitas através do link http://gigantesmtb.com.br/.
O atleta Henrique Avancini, um dos principais nomes do cenário brasileiro e mundial de mountain bike, e que já competiu e treinou em Juiz de Fora, estará presente no Desafio. À Tribuna, ele reforçou a importância de um campeonato dessa magnitude ser realizado no país.
“Petrópolis já recebeu uma etapa da Copa do Mundo em 2022, e dar continuidade para esse fluxo de pilotos internacionais no Brasil, utilizando um local com geografia e estrutura adequadas para recebê-los, é muito importante. Fico feliz com o investimento do esporte aqui, será um grande momento para o esporte nacional”, acredita o atleta.
Juiz-foranos marcam presença
Campeã brasileira de downhill (DH, 1999), de maratona XCM, (em 2006 e 2012), de cross country olímpico (XCO, 2012), ouro no Mineiro de DH (1996 e 1999) e XCO (1996 e 2006), além das conquistas do Carioca de XCO (2013), Brasil Ride 24h de XCM (2015) e do XTerra Brasil (2013, 2014 e 2015), a juiz-forana Roberta Stopa, também ex-Seleção Brasileira, irá participar da prova na categoria master.
“O Desafio dos Gigantes é feito pelo Felipe Avelar, que é ex-atleta, então ele sempre busca evoluir a competição para os participantes. Estamos em um cenário de busca de vaga olímpica, por isso teremos atletas de outros países que querem conseguir pontos no ranking. É um evento de nível mundial, não só pela pontuação, mas também pelo nivél dos competidores”, enxerga Stopa.
Entre os principais destaques, a disputa irá contar também com a atleta Raiza Goulão, representante brasileira do mountain bike nos Jogos Olímpicos de 2016 e medalhista de ouro no Campeonato Pan-Americano de 2018. Inclusive, a atleta está hospedada na casa de Stopa, em Juiz de Fora.
“A Raiza vai brigar pela vaga olímpica em Paris 2024. Teremos também o Pedro Henrique, juiz-forano sub-23 que veio do atletismo e já é o terceiro do ranking brasileiro na categoria. Um garoto que já está desbravando bons resultados, aposto muito nele. Terão vários outros, a prova vem crescendo muito por ser televisionada e ser na casa do Avancini, que já fez muito pelo mountain bike”, declara a juiz-forana.