Moradores continuam sem água em diferentes bairros de JF
Desabastecimento teve início na segunda-feira, quando a Cesama identificou um vazamento na segunda adutora; os trabalhos de correção foram finalizados na quarta
Moradores de diversas regiões de Juiz de Fora continuam sem água nesta sexta-feira (3), mais de 48 horas após a Cesama finalizar os reparos na segunda adutora, responsável por cerca de 50% da distribuição no município e precisou passar por uma intervenção emergencial ao longo da semana. A Tribuna recebeu relatos, durante a manhã, apontando os bairros Aeroporto, Santa Efigênia, São Pedro, Bairu, São Pedrom Morro da Glória, Vila Ideal, Progresso e São Mateus como alguns dos afetados. Muitos leitores se queixam, também, de não poderem comprar água em caminhões-pipa, que estariam sendo direcionados para o abastecimento de clínicas de saúde e hospitais. Em nota, a Cesama informou que o sistema está em recuperação e já se nota uma melhora nesta sexta-feira.
Moradores da Vila Ideal relatam problemas desde sábado
Muitas das reclamações que chegaram à redação nesta sexta são do Bairro Vila Ideal. Iris Cardoso, que mora na rua João Vieira, na parte alta do bairro, relata que desde sábado (26) o funcionamento da água está parado e que isso tem afetado todos na casa onde mora com outras dez pessoas. Ela inclusive vive com uma bisneta de três meses, uma de um ano e meio, uma de seis anos e outra de sete anos, que estão passando por ainda mais dificuldades nesse momento.
Elas não conseguem ir na aula, não estão conseguindo tomar banho e está sendo muito difícil para comer. Isso também está afetando muito a nossa situação financeira”, relata. Ela também tem uma filha deficiente que, por conta da situação, precisou ir para outra cidade, onde tem parente, para receber os devidos cuidados que precisa. “Estou ligando para a Cesama direto, cheguei a ir presencialmente e ainda não me deram respostas. Não sei mais a quem recorrer”, afirma.
Moradora da mesma rua, Creusimar Machado mora em um terreno com outras doze pessoas, divididas em três casas. Ela também está lidando com a falta de água desde sábado, e conta que isso tem afetado principalmente os idosos que moram com ela. “Nesse calor e sem água fica muito difícil”, diz.
Até o momento, ela está comprando galões de água para que eles consigam beber, mas não estão conseguindo tomar banho, jogar água no banheiro ou cozinhar. “Também pedimos um caminhão-pipa pra vir aqui, mas não estamos conseguindo. Está sendo muito complicado, não temos perspectivas”, conta.
Sobre o caso específico da Vila Ideal, a Cesama informou que foi identificado no bairro um registro quebrado, o que comprometeu a recuperação do abastecimento local. “O equipamento já está sendo substituído para regularização do fornecimento de água.”
Cesama afirma que sistema de abastecimento apresenta “melhora significativa”
A Cesama comunicou, através de nota, que a partir desta sexta-feira (3) o sistema de abastecimento está apresentando significativa recuperação. “As regiões Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Sudeste e Centro já estão com o sistema normalizado, exceto os bairros São Mateus e Mundo Novo, que continuam em regularização gradativa. A região Oeste também apresenta ótima recuperação, com exceção do bairro Aeroporto, cujo restabelecimento está mais lento, porém contínuo. A Região Sul ainda tem algumas áreas de desabastecimento”, informam.
De acordo com o comunicado, as partes mais altas e extremidades de redes (pontos finais da tubulação), podem levar um tempo maior para recuperação total. Por isso, também foi afirmado que a companhia faz manobras no sistema para equilibrar a distribuição de água na cidade, priorizando as regiões que ainda estão com escassez.
Para que a regularização ocorra plenamente, a companhia também pede a colaboração dos moradores de Juiz de Fora:
“A regularização plena do fornecimento de água depende diretamente do consumo da população. Ainda que o tempo esteja quente, a companhia reforça o pedido de economia de água para moradores das áreas em que o abastecimento já está normalizado”.