Real Grandeza e União de Santa Luzia são as vencedoras do carnaval juiz-forano em 2023
Tribuna acompanhou apuração das notas dos desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso na tarde desta quarta-feira
O mundo mágico e lúdico infantil, contado pelo enredo “Eu quero voltar a ser criança… e ser feliz outra vez”, consagrou a Real Grandeza como a grande campeã do carnaval de Juiz de Fora em 2023. A agremiação leva o prêmio pela segunda vez seguida, já que, em 2017, também foi campeã do carnaval pelo Grupo Especial. Já a escola União de Santa Luzia foi a vencedora do Grupo de Acesso, subindo ao Grupo Especial para o próximo ano. O anúncio das campeãs foi feito na tarde desta quarta-feira (22) pela Liga das Escolas de Samba (Liesjuf), após apuração no Parque Halfeld.
Com 99,9 pontos no total, a Real Grandeza cravou nota 10 em quase todos os quesitos do Grupo Especial – harmonia foi a exceção, categoria em que obteve 9,9 pontos. O samba-enredo que encaminhou a vitória da agremiação apostou nos cenários que habitam o imaginário das crianças. Emocionado, o presidente da Real Grandeza, Luiz Carlos Masson, acredita que a leveza da história contada na Passarela do Samba contribuiu para a vitória. “O carnaval [da Real Grandeza] é de temas assim, levado para a criança, para coisas mais leves, do circo, enfim. Foi assim que a Real Grandeza obteve alguns títulos, sempre com o enredo mais leve, alegre e colorido”, conta.
O representante da escola de samba destacou, ainda, o empenho de toda a equipe que trabalhou nos bastidores e na avenida. “Ninguém ganha carnaval sozinho, na vida ninguém ganha nada sozinho, se você não tiver um apoio, não tiver quem está do seu lado”, diz. “Carnaval é muito difícil de ganhar, porque a competição é muito acirrada. Todos querem o mesmo o tempo todo, e eu estou muito feliz pela Real Grandeza, pelas pessoas que nos cercam, pela cidade, pelo empenho que a Prefeitura teve na volta do carnaval, pela Liga e pelo trabalho de todos.”
Pódio
A Real Grandeza ficou em primeiro lugar do Grupo Especial, com 99,9 pontos no total. Em segundo ficou a Unidos das Vilas do Retiro, com 99,7. Turunas do Riachuelo obteve o terceiro lugar, com 99,6 pontos. Já a Mocidade Alegre (quarto lugar) e a Rivais da Primavera (quinto lugar) fizeram 98,9 pontos, sendo que o critério de desempate foi a nota ao mestre-sala e porta-bandeira, quesito em que a Mocidade Alegre se destacou com 10 pontos. A Feliz Lembrança ficou em sexto lugar, com 98,6 pontos, sendo rebaixada, assim, para o Grupo de Acesso.
União de Santa Luzia sobe para Grupo Especial no próximo ano
A União de Santa Luzia foi a vencedora do Grupo de Acesso do carnaval 2023 em Juiz de Fora. A agremiação obteve 99,8 pontos e sobe ao Grupo Especial no próximo ano. A escola de samba também se destacou com nota 10 em quase todos os quesitos, sendo que apenas em harmonia e alegoria e adereço fez 9,9 pontos.
Na Passarela do Samba, com o enredo “Exaltação aos grandes carnavais da Zona Sul”, a agremiação recuperou os blocos e os costumes da região. Conforme o presidente da União de Santa Luzia, Edy Gonçalves Vasques, a escola de samba está preparada para o carnaval de 2024, quando passará a disputar o Grupo Especial, destacando a força de toda a comunidade como essencial para a apresentação na avenida.
“A comunidade de Santa Luzia abrange toda aquela área da Zona Sul, tanto que, hoje, o nosso nome é ‘União de Santa Luzia – A alegria da Zona Sul’. Portanto, eu tenho que agradecer a todas as outras comunidades que estão unidas e, dessa forma, elas conseguiram reunir forças para vencermos.”
No Grupo de Acesso, a Vale do Paraibuna ficou em segundo lugar com 99,4 pontos. Em seguida vieram a Partido Alto (99,2), a Mocidade Independente do Progresso (98,4) e a União das Cores (97,5), em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.
Escolas mirins
Entre as escolas mirins, a Herdeiros da Vila se consagrou campeã, com 150 pontos. Em segundo lugar veio a Mocidade Alegre do Amanhã, com 149 pontos. Já a Império da Torre fez 141 pontos e ficou em terceiro.
Balanço positivo
Presidente da Liesjuf, Diomario de Deus fez um balanço positivo desta edição do carnaval, marcado pelo retorno dos desfiles das escolas de samba após cinco anos de pausa. “As escolas fizeram um belíssimo trabalho, tanto no Grupo de Acesso quanto no Especial, e ficamos surpresos até com a evolução que elas tiveram na avenida, de número de componentes, do acabamento das alegorias, as fantasias, o capricho que os carnavalescos tiveram”, destaca.
Agora, a Liga fará uma avaliação do trabalho feito nesta edição em relação à concentração, à dispersão, à avenida e, também, à questão de verbas destinadas às escolas de samba. “A Liga teve muitos gastos, e a verba foi a única oportunidade que as escolas tiveram para poder trabalhar as fantasias, alegorias e o desfile, e é muito pouco perto do que é apresentado na passarela. As escolas têm que buscar os seus recursos também, mas vamos pedir para aumentar esse valor para poder melhorar um pouco mais a qualidade do carnaval das escolas de samba e para os presidentes terem um pouco de respiro.” Este ano, as escolas do Grupo Especial receberam R$ 77 mil cada, enquanto as do Grupo de Acesso tiveram R$ 40 mil.
Representando a prefeita Margarida Salomão (PT) durante a apuração, a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa, destacou a retomada dos desfiles em Juiz de Fora, reforçando a importância de recuperar essa festividade cultural na cidade. “Foi muito importante a presença, a participação, o envolvimento de todos e todas que estão nas escolas de samba, que fazem essa festa”, disse. “Nós queremos que, daqui por diante, nós possamos cada vez mais mostrar para o público e para o povo de Juiz de Fora a capacidade que o carnaval tem de fazer a cidade se movimentar, inclusive economicamente, e retomar para nós aquele carnaval que Juiz de Fora merece.”