Candidatos recebem propostas para a mobilidade urbana

Por Paulo Cesar Magella

Durante o período de campanha, todos os candidatos ao Governo de Minas receberam uma série de demandas da sociedade civil, entre elas um conjunto de 15 propostas para melhoria das condições de deslocamento a pé, por bicicleta, transporte coletivo e da modalidade inclusiva. São propostas para recuperar o atraso histórico de políticas públicas voltadas para que não pode, não necessita ou não deseja se locomover de carro ou motocicleta.

De acordo com Giovanna Rezende, presidente da Bike-JF – Associação Juizforana de Ciclismo, a iniciativa pretende que “a mobilidade seja efetivamente inclusiva, democrática e acessível, dando à população a possibilidade de usufruir dos seus direitos ao lazer, ao trabalho, à saúde e à educação”. Entre as sugestões destacam-se a elaboração de uma política de redução de velocidade em todo o estado, estabelecendo como limite máximo 50 km/h, ampliando zonas de tráfego calmo – zonas 30 km/h – utilizando medidas de redesenho urbano e tomando ações coordenadas para valorização da vida, principalmente dos mais vulneráveis.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também