Na semana que a Prefeitura anunciou que o nosso museu reabrirá as portas, após mais de 15 anos fechado, reexibindo seu acervo que conta muito da história do Império Brasileiro, me veio à memória um bar que tem em sua arquitetura uma veia histórica também, com uma fachada e interior que remetem a um castelo medieval, e mais ainda, em sua cozinha existe um imperador! Exatamente: trata-se do chef Diego Chagas, mas o seu “título” de imperador é pela função de kicker que desempenha em nosso time local de futebol americano, o Juiz de Fora Imperadores. Para quem ainda não sabe, eles atualmente disputam o Campeonato Brasileiro D2, com vaga conquistada na semifinal nacional e seguem invictos. Já deixo aqui a dica para todos acompanharem a página da equipe no Instagram e contribuírem com o sonho de tornar esse mais um esporte expoente em nossa cidade (siga @jfimperadores).
Mas voltemos a falar da cozinha, que é o lugar em que me sinto mais confortável! Não bastasse o bar, como eu disse, ter esse estilo medieval que já o torna uma atração muito legal, o cardápio está repleto de boas opções preparadas pelo Diego, como o bolinho cervejeiro, rico em maltes que foram usados na preparação de cervejas e que ganhou a companhia de carne bovina – aqui um outro diferencial – e prima pelo sabor e suculência. Há também um convidativo provolone empanado, servido em rodelas com casquinha crocante, garantidas pela farinha Panko usada para empanar a iguaria, cujo queijo do interior estica a cada mordiscada. Fica tudo melhor ainda se mergulharmos as rodelas na geleia de morango picante que acompanha o petisco.
Aqui, até as batatas fritas ganham cuidado especial, coisa que o nosso imperador aprendeu com a mãe Mariana, sempre presente por lá. Na sua receita secreta elas são temperadas para dar mais sabor ao prato tão consumido pelos bares da vida, e ficam ótimas assim! Pasteizinhos de angu, bem recheados, são outra boa dica: há os de carne seca, queijo com taioba e um excelente camarão com alho poró e cream cheese. Combina perfeitamente com um bom chope! Aliás, pra beber por lá a pedida é escolher um estilo de chope Antuérpia que sai das torneiras da casa, lembrando que também temos opções de cervejas em garrafas e drinks no cardápio.
Por falar em drinks, abro aqui um espaço pra falar da excelente caipirinha preparada pelo Betinho, pai do Diego, uma bebida perfeitamente equilibrada e impossível de beber uma vez só. E ainda, para os mais sedentos, há uma receita de caipireja com um litro, servida num baita copo, e que leva chope pilsen, vodka, gelo e shot de limão, além de borda de sal. É tão boa que justifica o “exagero” do copo de um litro! E como está descrito na fachada, a casa é um “pub beer e wine”, então, a carta de vinhos por lá é variada, contando com garrafas de países como Portugal, Chile, Argentina e os melhores brasileiros, escolhidos pela Fabiana, noiva do Diego.
E é esse o bar desta semana, e que conforme vocês viram, conta com toda uma família trabalhando junta para oferecer aos convivas o que há de melhor para se comer e beber num verdadeiro banquete! Coisas de imperador mesmo!
Rua Visconde de Mauá 387 – Bairro Santa Helena (em frente ao colégio João XXIII)
Terça a quinta, de 18:30 a 23h
Sexta e sábado, de 18:30 a 00h
WhatsApp: 99111-3608