Festa de São Roque é comemorada por fiéis de quinta a domingo

Os eventos vão ocorrer na Capela de São Roque, e a benção dos animais é programada para o sábado (6)


Por Tribuna

03/08/2022 às 14h32- Atualizada 03/08/2022 às 14h54

De quinta-feira (4) até o domingo (7), a Igreja São Roque e a Igreja da Glória vão comemorar a Festa de São Roque. Este santo é considerado pelos fiéis como padroeiro dos inválidos, doentes, cirurgiões e dos animais, e por isso uma das mais conhecidas celebrações da data é a benção dos animais. A festa organizada este ano tem como tema “Com São Roque, partilhar a vida”, e conta com missas e benção do santíssimo sacramento.

São Roque nasceu em Montpellier, na França, em 1345, e a história da Igreja Católica conta que ele distribuiu aos pobres sua herança e partiu para peregrinação. O Vigário Paroquial Padre Braz Delfino Vieira explica que São Roque, posteriormente, foi para a Itália e “se entregou completamente aos doentes atingidos pela peste negra”. Mais tarde, ele acabou contraindo a moléstia e foi obrigado a se isolar em uma floresta, onde, de acordo com o folclore religioso, um cão lhe levava pão todos os dias. “Por conta dessa história do cachorro e por ter morado próximo de bichos na floresta, essa benção aos animais surgiu”, explica o padre.

De acordo com Marise Nogueira Gomes, que trabalha na organização do evento, esta é uma celebração importante para a comunidade e todos são bem-vindos. “Ficamos dois anos sem fazer por conta da pandemia, e agora é uma alegria voltar”, diz. Ela afirma, ainda, que na celebração da benção dos animais, podem ser levados “cachorros, gatos e até passarinhos”. Na festa que ocorre no Largo de São Roque, também vão ter barraquinhas e a distribuição de pães.

Cronograma da Festa de São Roque 2022 

Quinta-feira (4)

16h: Exposição do Santíssimo Sacramento.

18h30: Bênção do Santíssimo Sacramento.

19h: Missa. Bênção da água.                 

 

Sexta-feira (5)

18h: Oração do Terço

19h: Missa. Bênção dos pães.

 

Sábado (6)

15h: Bênção dos animais de estimação.

19h: Missa. Bênção das famílias.

 

Domingo (7)

9h: Procissão saindo da Capela São Roque, passando pela Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro, Rua Paula Lima, voltando à Capela São Roque, onde haverá Missa Solene. Bênção da saúde.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.