Rafael Gonçalves lança segundo álbum, ‘Ao vivo no Savassi Festival’
Disco foi gravado ao vivo em estúdio, em 2020, para apresentação remota em função da Covid
O guitarrista e violonista Rafael Gonçalves lançou, no início do mês, “Ao vivo no Savassi Festival”, seu segundo álbum. Ele foi produzido no esquema “ao vivo no estúdio” para ser exibido na edição virtual do Savassi Festival em 2020, que, assim como outros eventos, não pôde ser realizado no formato presencial devido à pandemia. Com produção do próprio músico, o disco reúne composições autorais e arranjos para obras de outros compositores da música instrumental e do jazz, entre eles Ian Guest, Sivuca e Thelonious Monk. Algumas músicas têm apenas Gonçalves no violão, enquanto em outras ele foi acompanhado por Dudu Viana (teclados), Dudu Lima (contrabaixo) e Gladston Vieira (bateria).
As gravações do disco aconteceram em 30 de outubro e 2 de novembro de 2020, no Nave Studio, e lançado em 12 de novembro do mesmo ano no canal do Savassi Festival no YouTube, onde está disponível até hoje. “A meu ver esse álbum tem algumas características únicas: ele não é um totalmente de estúdio, mas nem totalmente ao vivo, porque não teve um público e não foi gravado inteiramente em tempo real do início ao fim, como um show presencial”, diz. “Na época, fui convidado a participar do festival como artista gravando um show que seria transmitido e também para falar sobre minha pesquisa acadêmica em música, em uma mesa redonda no congresso Música Criativa, Improvisação e Inovação.” Assista à apresentação abaixo:
Show de lançamento
Sem lançar álbum desde sua estreia, em 2015, com “Entre amigos”, Rafael Gonçalves afirma que “Ao vivo no Savassi Festival” mostra uma proposta diferente de suas outras gravações oficiais, que ainda incluem alguns singles. “O ‘Entre amigos’ foi gravado de uma maneira mais tradicional no estúdio, gravando os instrumentos separadamente. E, para este CD ao vivo, aproveitei essa oportunidade para priorizar outras questões musicais em que estou mais envolvido ultimamente, de valorizar a improvisação”, explica. “O projeto se encaixa nesse momento e mostra o desenvolvimento que venho fazendo nos últimos anos, de um repertório de violão e guitarra solo. Nesse álbum eu tenho três peças solo que gravei, que mostram a pesquisa que tenho feito com esses instrumentos, e também essa gravação com os músicos ao vivo, de forma mais espontânea.”
A gravação do álbum foi o único momento em que o quarteto se reuniu para tocar as canções de “Ao vivo no Savassi Festival”, mas o reencontro já está marcado para 19 de agosto, em Belo Horizonte, quando farão o show de lançamento do disco. A apresentação está marcada para o Café com Letras, dentro da programação do Savassi Festival. “O show vai reunir músicas do álbum novo com as do meu primeiro álbum, e alguns arranjos novos que estou fazendo”, antecipa. “Será a oportunidade de apresentarmos essas músicas pela primeira vez para o público.” Além do show, Rafael Gonçalves já está na fase de pré-produção de um novo álbum, em que vai homenagear o professor de música Ian Guest. “O Ian faleceu recentemente, há cerca de dois meses, e é muito querido por mim e por gerações de músicos que estudaram com ele.”