Mais de 15% deixaram envio da declaração do IR para a última hora
Segundo Receita Federal, mais de 117 mil documentos foram recebidos no prazo; previsão era de cem mil
Um total de 117.216 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, foram entregues à Receita Federal em Juiz de Fora, até às 23h59min59s – prazo limite para o envio do documento. O montante superou a expectativa para a cidade, estimada em cem mil declarações. O balanço foi divulgado pela assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (1° de junho). Na cidade, mais de 15% dos declarantes deixaram para a última hora. Cerca de 18.582 pessoas enviaram o documento entre o fim da última segunda-feira e terça, conforme a Receita.
Quem perdeu o prazo para acerto de contas com o Leão deve ficar atento. De acordo com o Governo federal, a multa por atraso é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo a ser pago é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto devido. O valor da multa, inclusive, começou a contar a partir desta quarta e termina na data de envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal. Além da multa, o contribuinte que não fizer a declaração enfrenta outras restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em condição de irregularidade. Com isso, o contribuinte fica impossibilitado de fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.
Restituição
A Receita Federal iniciou, na terça-feira (31), a restituição do IRPF 2022. De acordo com a Receita, inicialmente, o crédito bancário foi feito para 3.383.969 contribuintes, no valor de R$ 6,3 bilhões. Foram contemplados contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 149.016 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro teve prioridade.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
O pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.