Isauro confirma filiação ao PSC para tentar voltar à Assembleia

Ex-deputado estadual estava no MDB, e mudança aconteceu dentro da janela partidária

Por Renato Salles

Após especulações recentes, o ex-deputado estadual Isauro Calais confirmou neste sábado (2) sua filiação ao PSC. A mudança aconteceu dentro da janela partidária, que permite que parlamentares estaduais e federais troquem de partido sem riscos de perderem seus mandatos, que se encerrou neste sábado. Ele estava no MDB. Na nova casa, Isauro vai tentar retornar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e será candidato a deputado estadual.

Com a chegada de Isauro ao PSC, a sigla terá dois candidatos à Assembleia Legislativa com bagagem eleitoral em Juiz de Fora e região. Isso porque o deputado estadual Noraldino Júnior vai correr pela reeleição. Para Isauro, a concorrência interna não é motivo de preocupação ou conflito. Sua chegada ao partido, inclusive, foi construída em conversas com o presidente estadual da sigla, o deputado federal Euclydes Pettersen e o próprio Noraldino.

Segundo Isauro, o PSC tem um projeto forte e as duas candidaturas miram na ampliação parlamentar de Juiz de Fora e região na ALMG. Isauro diz que, “assim como fez em mandatos anteriores”, seguirá defendendo os interesses da cidade. Ele mostrou preocupação com a atual situação econômica do município. “Podem ter certeza, vou trabalhar diuturnamente pela retomada do desenvolvimento de Juiz de Fora”, afirma.

O ex-deputado diz ainda ter conversado com os comandos municipal e estadual do MDB antes de tomar a decisão de seguir para uma nova agremiação. “Fui convidado por cerca de 20 partidos”, pontuou. Assim, mostrou respeito aos comandantes locais de sua antiga sigla e ressalta que a mudança também é embasada em aspectos eleitorais, ante ao enfraquecimento do MDB.

Ainda primeiro suplente do MDB na Assembleia Legislativa, Isauro vive a expectativa de assumir um mandato na reta final da atual legislatura. Isso porque há uma expectativa de que um deputado estadual do MDB possa ser indicado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que abriria caminho para um retorno de Isauro à ALMG. Mesmo com a troca de partido, o ex-deputado acredita que não terá problemas legais para assumir a cadeira. Para ele, assim como os titulares, os suplentes diplomados também gozam das mesmas prerrogativas que permitem a troca de legenda durante a janela partidária. “Há, inclusive, jurisprudência sobre isso”, afirma.

Mandato prorrogado

Citado nominalmente por Isauro Calais, nas conversas em que o ex-deputado teve com sua antiga legenda antes de assinar com o PSC, Newton Cardoso Júnior seguirá à frente do diretório em Minas. Isso porque, na última quinta-feira (31), a executiva nacional do partido prorrogou, por unanimidade, o mandato do deputado federal no comando da legenda. Com esta decisão, o mandato que terminaria em julho deste ano será estendido até julho de 2023.

Renato Salles

Renato Salles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também