Habilidades do futuro: o que o mercado espera dos jovens profissionais?

Como os jovens de hoje podem se preparar para o mercado de trabalho, diante de um cenário onde, em sua maioria, eles estão indo em direção a profissões que ainda nem existem?

Por Marcelle Larcher

Como os jovens de hoje podem se preparar para o mercado de trabalho, diante de um cenário onde, em sua maioria, eles estão indo em direção a profissões que ainda nem existem?

E não, essa não é uma simples previsão ou possibilidade, pesquisas apresentam dados assertivos a respeito do assunto. De acordo com Fórum econômico Mundial, por exemplo, entre 75% e 85% das profissões que mais serão procuradas no futuro, hoje, ainda não são encontradas. É uma porcentagem significativa, concorda? 

Como já mencionamos em outras oportunidades, todas essas mudanças estão relacionadas diretamente às transformações tecnológicas, afinal, não é coincidência o fato das Soft Skills hoje serem tão importantes quanto as Hard Skills. O motivo disso é óbvio para você? Vamos entender!

Por que o futuro é para aqueles profissionais com habilidades humanas?

Bom, se a resposta para essa pergunta ainda não é clara para você, aqui vai a uma explicação: em um mercado com predominante atuação de máquinas e inteligências artificiais, o nosso diferencial não tem como ser outro, somos humanos!

A evolução tecnológica é um caminho sem volta, já vivemos grandes transformações e muito ainda nos espera, não somos os mesmos que ontem, nem seremos os mesmos amanhã. No mercado de trabalho, assistimos pessoas sendo substituídas por máquinas e profissões/funções serem definitivamente extintas por conta disso, a má notícia é que isso vai continuar acontecendo, a boa é que se prepararmos os nossos jovens, estimulando-os às novas habilidades exigidas pelo mercado, eles não terão com o que se preocupar.

O que precisamos entender sobre essas habilidades, é que nelas já não cabem mais conceitos e referências bibliográficas, no futuro do trabalho o que realmente importa em um profissional, tem a ver com características intrínsecas aos seres humanos, ou seja, aquelas aptidões que somente pessoas tem, e não tem máquina ou tecnologia que possa substituir. 

10 habilidades para o futuro: conheça e entenda aquelas que serão mais desejadas pelo mercado de trabalho

Ainda segundo o Fórum econômico Mundial as 10 habilidades do futuro mais desejadas são:


  1. Pensamento analítico e inovação

Com certeza, você já ouviu aquela frase “não se mexe em time que tá ganhando”, pode esquecê-la! Pois, esse é um pensamento de estagnação e o futuro é dinâmico. 

Profissionais precisam estar aptos para analisar cenários e todas as suas possibilidades. O acesso a informações e dados é algo cada vez mais simples e isso já é uma grande vantagem, para desenvolver essa habilidade o importante mesmo é a capacidade em realizar um diagnóstico assertivo sobre determinada situação e usando essas informações, chegar em novas soluções.


  1. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado

As novas gerações desconhecem um mundo que não seja conectado e integrado, nesse mundo tudo se transforma em um espaço-tempo extremamente curto e isso serve para qualquer coisa, desde a atualização do seu app preferido, até a concepção dos mais diversos conceitos e conhecimentos. Sempre tem algo novo a aprendermos!  

Diante disso, não há outra opção que não seja uma constante atualização. Para o profissional do futuro, não cabe mais a falta de autonomia e proatividade quando o assunto é desenvolvimento e aprendizado, nem é mais aceitável a crença de que uma coleção de diplomas garantirá anos de calmaria profissional.


  1. Criatividade, originalidade e iniciativa

Existem muitas coisas e tipos de trabalho que podem facilmente serem substituídos pela tecnologia, mas a criatividade definitivamente não é uma delas. 

A capacidade de, mediante um problema, criar uma solução original e colocá-la em prática será, sem dúvida, uma das condutas mais exigidas dos novos profissionais pelo mercado.


  1. Design de tecnologia e programação

Em um mercado pautado pelo avanço da tecnologia, é claro que algumas dessas habilidades estariam voltadas para essa área de conhecimento. 

As soluções tecnológicas que conhecemos, não se criaram sozinhas, aqueles profissionais com a habilidade de desenhar, programar e desenvolvê-las, foram peça chave para isso e continuarão sendo de grande relevância no mercado de trabalho futuro.


  1. Pensamento crítico e análise

Uma habilidade com certo grau de dificuldade para desenvolver, visto que culturalmente não somos incentivados a questionar e nos sentimos ameaçados ao sermos questionados.

Contudo, essa é uma competência fundamental, pois direciona ao crescimento e a busca por resultado em qualquer projeto, por isso, empresas tendem a valorizar aqueles que conseguem questionar e repensar alternativas, pensar antes de tirar conclusões, não confiar plenamente em opiniões alheias e nem mesmo nas suas percepções, e tomam decisões somente após realizar uma análise crítica dos fatos.


  1. Resolução de problemas complexos

A habilidade de resolver problemas, certamente é bem-vinda em qualquer ocasião, bem como, em toda e qualquer organização. Essa é uma habilidade que muitas vezes é associada ao nível de inteligência do indivíduo, mas é importante ter em mente que ela não é algo que ou se tem ou não se tem, todos podemos desenvolvê-la.  

A resolução de problemas é um processo altamente cognitivo que requer a identificação do objetivo e a coordenação de esforços rumo a sua conclusão.


  1. Liderança e influência social

Construir credibilidade e autoridade para influenciar e liderar, entregando para as pessoas o que elas querem, gostam ou precisam tornou-se um diferencial imprescindível para aqueles que almejam um lugar de destaque.


  1. Inteligência emocional

A inteligência emocional envolve um conjunto de competências que incluem autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidade em relacionamentos interpessoais. 

É uma habilidade complexa e essencial no mercado de trabalho, além disso, está cada vez mais no radar dos recrutadores e consecutivamente grandes organizações.


  1. Raciocínio, resolução de problemas e ideação

O profissional do futuro deve estar preparado não apenas para identificar um problema, o mais importante será como eles vão resolvê-lo de forma simples e assertiva.

O profissional que estiver preparado e se mostrar capaz de chegar a soluções através do seu pensamento crítico e flexível sairá na frente, afinal, estamos falando de problemas que não são solucionáveis pelas máquinas.


  1. Análise de sistemas e avaliação

Para muitas empresas, soluções de automação, que facilitem os processos são as melhores opções para os fluxos de trabalho. Contudo, apesar de contarem com a tecnologia para isso, dependerão da capacidade de profissionais em extraírem o melhor dessas ferramentas. Consequentemente, as pessoas com essa capacidade terão mais espaço no mercado competitivo.

A importância do desenvolvimento dessas habilidades

O mercado de trabalho não quer mais do mesmo! Quer criatividade, iniciativa, empatia, saber negociar, saber se relacionar e tudo isso, como mostramos, faz parte das habilidades do futuro

Se dividirmos essa lista de habilidades conforme as principais características demandadas, podemos destacar aspectos como: solução de problemas, autogestão, trabalhar com pessoas e o uso/desenvolvimento de tecnologia, ou seja, um perfil de profissional que vai muito além da formação técnica e é altamente interdisciplinar. 

A importância em olharmos para essas habilidades, está justamente em formar jovens preparados para o mercado de trabalho real. Em algum ponto, nos acostumamos a um padrão vestibular – faculdade – mercado, onde somente em frente a esse mercado o profissional se dava conta do quanto ainda faltava para atender as expectativas do mesmo enquanto, na verdade, o entendimento e o autoconhecimento para o aperfeiçoamento das habilidades certas deveria ter sido parte da sua formação desde o início.

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Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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