Assinatura de estilo
Aquilo que é ‘muito você’: sua marca registrada
Sabe quando alguém diz: “nossa, isso é muito a sua cara!”? Isso pode ser que a pessoa viu alguma roupa, um tipo de maquiagem, um acessório, uma tendência ou até mesmo alguma pose que seja uma característica da sua personalidade. A assinatura de estilo é aquilo que se repete sempre num visual e marca a identidade de alguém. Em português claro, é aquilo que é muito você, que você usa sempre e pode ser reconhecido como a sua marca registrada.
Vamos pensar em celebridades: os óculos redondos de John Lennon, as botas brancas da Xuxa, as camisas divertidas do Faustão, o corte chanel com franja e os óculos da Anna Wintour são assinaturas de estilo facilmente identificáveis. Agora pense em amigos próximos, você consegue identificar assinaturas de estilo neles? E por último, faça um trabalho de autopercepção, você possui alguma assinatura de estilo? Você está se vestindo de você mesma? A sua imagem deve ser uma mensagem sobre quem você é, o que tem de mais genuíno, pois ela fala pela sua marca e como você quer ser reconhecida.
Assinaturas podem ser múltiplas, incluem roupas, acessórios, cabelo, gestos, expressões e até o seu cenário para fotos e vídeos, tudo está dentro de um contexto. A identidade visual é formada por signos diversos da personalidade. É importante acolher a diversidade e a multiplicidade. Seu look assinatura pode mudar com o tempo, uma identidade imagética bem construída não se baseia numa só coisa nem é estática, vai se adaptando e evoluindo com a vida. O fato de ser camaleônica, ou seja, mudar a imagem constantemente, pode ser sua assinatura de estilo.
O processo de conquista da assinatura de estilo é lento e contínuo, faça esse movimento sem pressa, se observe, se experimente! São muitas as opções para se ter um estilo assinado, o importante é usar o que faz com que você se sinta mais feliz e confortável. Não permita que a sua imagem seja uma prisão, escolha as suas próprias assinaturas!
5 passos para trabalhar a sua assinatura de estilo
1. Autopercepção: preste atenção a quais roupas você mais repete e procure o porquê de usar essa roupa e de usá-la sempre. Faça uma lista de coisas que você já usa repetidamente, aquilo que é muito você, pode ser acessório, cor, tipo de roupa. Maquiagem também é uma assinatura, desde usar sempre uma cor de batom a uma maneira de fazer o delineado, assim como os penteados e acessórios de cabelo. Pense qual imagem melhor representa a frase “essa sou eu”.
2. Intenção: qual imagem você quer passar? Vista-se com um propósito bem definido. Faça as escolhas de imagem para sua marca pessoal, crie as suas próprias regras e padrões para se sentir bem e transmitir o que quer. Comunique-se de forma intencional e lembre-se, tudo que você mostra está sendo visto e julgado.
3. Inspiração: busque referências, pesquise tendências, comportamentos. Tenha uma persona fashion para se inspirar.
4. Inovação: usar o que não veste há tempos, usar algo inusitado, testar novas propostas, novas cores. Sua assinatura de estilo não é estática, a vida muda e o estilo se adapta.
5. Repetir: repetição leva à coerência e cria consistência. Por meio da repetição você passa uma mensagem, a constância pode aparecer de formas variadas. Quanto mais marcante mais fácil da pessoa perceber em você as suas assinaturas de estilo
5 assinaturas de estilo que compõem minha imagem pessoal:
· Look monocromático, e em especial em tons neutros
· Conjuntos de alfaiataria
· Salto alto
· Acessórios dourados
· Gestual: passar as mãos no cabelo
Ficha técnica:
Fotos: Aline Bastos
Assistente de produção: Tiago Nieves
Looks: Skunk
Acessórios: Joias Kether
Beleza: Equipe Jael Pifano
Maquiagem: Marjorie Campos
Cabelo: Mika Herdy