Argirita (MG) tem ensino bilíngue em creche pública
PUBLIEDITORIAL
Argirita se sobressai em leis que incentivam a chegada de novas empresas e ocupa posição de destaque no cenário turístico
Argirita é a primeira cidade do Brasil a abrigar uma creche pública com ensino bilíngue. Localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, com pouco menos de 3 mil habitantes, o município mostra que pioneirismo independe do tamanho, e sim do movimento dos gestores em melhorar a qualidade de vida da população.
Ainda que o ensino bilíngue para o inglês no Brasil se resuma, basicamente, às escolas da rede privada, em Argirita, o aprendizado do idioma é integrado a outras matérias, como artes, matemática, geografia e história. Com isso, o inglês passa a ser o meio de instrução para desenvolver a matéria. Dessa maneira, a prefeitura forma uma geração com acesso à segunda língua, atraindo olhares específicos e investimentos profissionais.
O pioneirismo do município levou ao reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019 e segue como exemplo no país. A história explica como um problema fez da cidade referência quando o assunto é ensino público da língua inglesa dentro da escola regular.
Tudo nasceu a partir do projeto de Incentivo Fiscal, desenvolvido pelo Executivo municipal para que empresas de pequeno, médio e grande porte se fixem e ampliem suas instalações em sedes próprias. Entre as interessadas estava um Call Center, contudo, a exigência era que os funcionários falassem inglês. Mas apenas uma pessoa tinha conhecimento básico, fato que “expulsou” a empresa da cidade. Percebendo a lacuna, o prefeito Alex Andrade Anzolin, após meses empenhados, conseguiu aplicar o ensino do inglês de forma pública, portanto, gratuita. “Trata -se de uma iniciativa pioneira para educação no âmbito nacional. Inicialmente atingiu a educação infantil – 2 a 6 anos – e agora, em 2021, tão logo as aulas comecem, os estudantes do fundamental serão beneficiados”, disse o gestor reafirmando a intenção de ampliar o inglês para o ensino médio.
Ainda segundo ele, a rapidez de fixação do conteúdo dos pequenos fez com que professores de outras disciplinas, assim como os colaboradores de todos os setores, passassem por capacitação para se adequarem à nova língua no contexto escolar. “Nossa conquista é uma quebra de paradigma para um município do interior.”
Mais atrativo para empresas em Argirita
Incentivar empresários. Para isso, os benefícios vão desde o corte de impostos e subsídio, que pode ser desde desconto em aluguel ou cessão de espaços para instalação e o custeio de energia elétrica, à qualificação de mão de obra nas mais diversas áreas de atuação. “Temos conseguido atrair novas empresas, criando oportunidades e distribuindo emprego e renda no município”, acrescentou Anzolin.
Situada às margens da BR-267, Argirita está a 20 km da BR-116, que corta o país, e a 70km de Juiz de Fora, importante polo, assim como nas proximidades do Aeroporto Regional Zona da Mata. A localização estratégica é um ponto favorável para a chegada de investimentos e negociações.
Turismo natural
Argirita conta com sua simplicidade que encanta. Integra o Circuito Serras e Cachoeira, sendo uma das fundadoras e pioneiras na arrecadação de ICMS Turístico. “É destaque entre os municípios da região no setor”, garante o prefeito reeleito pelo município de para o mandato de 2021/2024, que é também presidente do Circuito Serras e Cachoeiras e Membro da Comissão do Controle Interno do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata. Na região, a paisagem natural, formada por serras, cachoeiras, picos e montanhas, encontra a história em fazendas centenárias. Tudo isso faz parte da atuação a longo prazo do município no Plano Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo, implantados em 2009.
Leia também: Ampar/Cimpar: Novo presidente aponta desafios para 2021
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br