Santa Casa é exemplo de ações em prol da segurança do paciente
PUBLIEDITORIAL
Hospital mantém seu próprio Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável por promover a saúde segura para profissionais e pacientes, com foco na humanização
A segurança do paciente é de grande preocupação no atual cenário da saúde. E a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é exemplo por desenvolver a cultura de segurança que engloba todos os seus colaboradores, tomando as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, gerenciamento de riscos de quedas e lesão por pressão, identificação correta dos pacientes, uso seguro de medicação e prevenção de infecções – uma realidade em sua rotina.
“Investimos fortemente na qualificação da nossa equipe para que possamos prestar um serviço cada vez mais profissional e de excelência”
Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa
Para isso, a Santa Casa mantém – e gerencia – seu próprio Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), formado por duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem exclusivas, além de possuir uma comissão especializada no assunto, que conta com a participação de lideranças capazes de viabilizar todos os projetos. O setor é responsável por promover e apoiar iniciativas voltadas para a segurança do paciente, independentemente do processo de cuidado em que ele esteja sendo submetido na unidade.
“A segurança dos nossos pacientes é uma premissa muito relevante para a Santa Casa. Por isso investimos fortemente na qualificação da nossa equipe para que possamos prestar um serviço cada vez mais profissional e de excelência”, comenta o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures.
Campanha aproxima pacientes de seus familiares
Em setembro, considerado o Mês da Segurança do Paciente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o NSP da Santa Casa lançou a campanha “O que importa para você?”. A pergunta foi direcionada aos pacientes internados em leitos para Covid-19, e, como resposta, os assistidos receberam vídeos de seus familiares desejando melhoras e apoio frente àquele momento difícil, já que em razão da doença, o contato físico com seus entes queridos fica comprometido.
A campanha contou com o apoio da Psicologia Hospitalar e mostrou aos pacientes as imagens enviadas por suas famílias. Um dos participantes da ação foi o paciente Carlos Goulart, que estava no CTI Covid. Emocionado, ele agradeceu a oportunidade. “Gostei muito, estou muito feliz. Sei que tem muitas pessoas desejando minha melhora e foi muito bom ver minha família”. Carlos faz parte dos pacientes que venceram o coronavírus e, após 30 dias de internação, encontra-se em casa, junto a seus familiares.
A enfermeira do NSP, Juliana Bacelar, explica que o setor, além de promover uma saúde segura para profissionais e pacientes, tem como foco o trabalho na humanização, contribuindo para uma melhor experiência do paciente durante a internação hospitalar.
A ação foi inspirada na campanha internacional “What matters to you?” (“O que importa para você?”), lançada pelo instituto norte-americano Healthcare Improvement. No Brasil, ela foi iniciada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). O objetivo é evitar perguntar “qual o problema?” e estimular conversas significativas entre profissionais e pacientes, aprimorando a experiência deles dentro do hospital.
Como funciona o Núcleo de Segurança do Paciente
O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa desenvolve melhorias contínuas nos processos de cuidado e usa tecnologias que garantem o funcionamento do serviço. Desta forma, os pacientes passam a ter mais segurança em relação aos procedimentos a que são submetidos. Já os profissionais de saúde recebem capacitações periódicas sobre ferramentas que conferem qualidade e segurança.
Dentro da Santa Casa, todos os protocolos obrigatórios pelo Ministério da Saúde são implantados e acompanhados pela equipe. Durante o período de assistência feita ao paciente, o hospital gerencia todos os riscos inerentes a seu atendimento, tratando os mesmos no intuito de que o princípio básico do cuidado seja preservado. Para que isto ocorra de forma positiva, a Santa Casa busca envolver seus pacientes em todo o processo, tornando-os agentes coparticipativos no seu cuidado e na gestão dos seus riscos. Eles entendem que os riscos existem e que eles podem ser as barreiras para que não sofram qualquer tipo de dano durante o seu procedimento.
Dentre as medidas gerenciadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa, estão: riscos de quedas e lesão por pressão; identificação correta dos pacientes durante toda a sua assistência e internação; uso seguro das medicações; procedimentos cirúrgicos seguros e prevenção de infecções a partir da higiene das mãos. A Santa Casa também atua para que a comunicação entre os profissionais e os pacientes aconteça de forma clara e eficaz, uma vez que o diálogo é uma ferramenta essencial para a segurança do paciente.
Durante toda a prática médica e multidisciplinar, a Santa Casa também trabalha com os pacientes a prevenção de trombose e broncoaspiração. Ambas são situações de risco, que podem ser catastróficas se não forem tomadas medidas preventivas específicas e individualizadas.
Cuidados paliativos
Recentemente, a Santa Casa deu início à elaboração e à implementação do Protocolo de Cuidados Paliativos, para oferecer mais conforto e uma experiência positiva para a família e o paciente em abordagem multidisciplinar e assertiva. Segundo o hospital, é um tipo de demanda que vem aumentando muito, e é um momento extremamente delicado tanto para o paciente quanto para seus familiares. “Nosso maior objetivo é promover a segurança do paciente e prestar assistência de qualidade, com foco na experiência do paciente e, por que não, na satisfação dos colaboradores envolvidos nessa tarefa árdua, mas, na mesma intensidade, gratificante”, destaca a Santa Casa.
Tecnologia para o melhor atendimento
A Santa Casa tem realizado importantes investimentos na área da tecnologia da informação para facilitar o trabalho e o atendimento dos pacientes, via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios ou particular. Um deles é o processo de rastreabilidade de medicação e materiais médico-hospitalares, que acontece desde 2014. Neste setor, todos os itens são etiquetados e lançados no sistema via leitor de código de barras.
Em 2016, entrou em funcionamento o projeto “Hospital sem Papel”, que consiste em atualizar os sistemas de gestão a fim de promover a redução do retrabalho, a emissão de relatórios e a agilidade no atendimento. O prontuário eletrônico do paciente é todo digital, assim como o acesso a laudos on-line de laboratório, autorizações e agendamento de exames via web, entre outras funções. Outra ferramenta é o “Analytics”, para o profissional elaborar painéis de gestão à vista e disponibilizar os dados no monitor em tempo real de forma gráfica.
A Santa Casa também implementou em 2017 o sistema SOUL MV Hospitalar, um conjunto de soluções que facilitam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares. Ele gerencia informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas, proporcionando gestão mais eficiente e melhor atendimento para os pacientes.
Monitoramento dos pacientes e camas ergonômicas
Desde 2016, os pacientes transplantados atendidos pela Unidade de Prática Integrada (UPI) de Transplante Renal passaram a ter acesso ao Magnus Monitor, a primeira plataforma de monitoramento de pacientes à distância. Através do aplicativo, ele insere dados como peso, taxa de glicemia e pressão arterial, enviados diretamente ao sistema. Assim, médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no processo de transplante acompanham os pacientes em tempo real. Em 2020, a tecnologia do Magnus Monitor foi ampliada para pacientes de convênios que deram entrada no Serviço de Urgência da Santa Casa com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Ainda no atendimento aos convênios, a Santa Casa investiu para a aquisição de 36 novas camas automáticas. As camas são registradas e aprovadas pela Anvisa e destacam-se pela ergonomia devido aos quatro atuadores elétricos, possibilitando diferentes posições para o paciente e garantindo a segurança, uma vez que oferecem maior proteção contra quedas. Nessa nova fase de implementação, 89 camas novas foram entregues à hotelaria da instituição.
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