Tupi fica no empate com o Democrata e segue sem vencer no Módulo II do Mineiro
Jogando em casa, time de Juiz de Fora faz boa apresentação no primeiro tempo, sai na frente, mas cede igualdade no último minuto da partida
A decisão da diretoria do Tupi de não concentrar os jogadores antes da partida pela quarta rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, neste sábado (29), foi financeira. A novidade não rendeu do ponto de vista desportivo, uma vez que o time de Juiz de Fora segue sem saber o que é vencer na temporada 2020. Jogando contra o Democrata de Sete Lagoas no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Galo Carijó fez uma boa apresentação na etapa inicial, quando o atacante Gueguel abriu o placar logo aos seis minutos. Superior ao adversário, sem, porém, aproveitar as oportunidades criadas, o Tupi acabou castigado no minuto final do segundo tempo, quando o meia Rodriguinho marcou para os visitantes e anotou 1 a 1 no marcador. Com o triunfo, o Carijó soma apenas três pontos em quatro partidas e briga na parte debaixo da tabela, ainda buscando um horizonte mais tranquilo na competição.
Logo aos cinco minutos, o Tupi trabalhou bem a bola pela primeira vez no setor ofensivo. O centroavante Gueguel foi acionado na área pelo lado direito do ataque, mas foi travado na hora do chute. Um minuto depois, o próprio Gueguel tratou de incendiar as arquibancadas. Na cobrança do córner, o camisa 9 subiu alto e testou no ângulo. A zaga do Democrata ainda tentou cortar, mas a bola estufou as redes e colocou os donos da casa à frente do marcador.
A vantagem deixou o Tupi mais confortável em campo. Com tranquilidade, a equipe se defendia bem e procurava saídas rápidas no campo do adversário, em busca do segundo gol. Aos 22, em um bom momento, o meia Esquerdinha cobrou falta da intermediária e levantou na área. Caprichosa, a bola passou por vários jogadores carijós e, por muito pouco, o zagueiro Emerson não aproveita para ampliar. Aos 35, belo contra-ataque do Tupi pela direita. Esquerdinha acionou o atacante Yan que invadiu a área do Democrata, pedalou e bateu cruzado para grande defesa do goleiro Artur.
Veio o segundo tempo e a temperatura baixou no Mário Helênio. O jogo ficou morno. As duas equipes até buscaram o gol adversário. Assim como na etapa inicial, o Tupi estava melhor postado e foi superior ao Democrata, que, basicamente, apostava nas jogadas de bola parada. A despeito dos esforços, todavia, as chances reais de gol rarearam de lado a lado e o placar do primeiro tempo prevalecia até o minuto final, após o juiz marcar cinco minutos de acréscimo, quando tudo apontava para uma vitória simples para os donos da casa.
Foi quando aos 50, em cruzamento na área do Tupi, o ataque do Democrata tentou ajeitar a bola que pegou na mão de Gueguel. Pênalti para os visitantes. O meia Guilherminho partiu para a cobrança, o goleiro carijó Rafael cresceu para cima do adversário e fez a defesa. Mas a bola ficou viva na área, e o próprio Guilherminho aproveitou o rebote para empurrar para as redes e decretar a igualdade no marcador: 1 a 1. Ao fim da partida, antes do apito final, os atletas das duas equipes ainda se desentenderam e Elder, pelo Tupi, e Rodrigo José, pelo Democrata, acabaram expulsos.
Quinta rodada
No próximo domingo, dia 8, o Tupi retorna a campo pela quinta rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. Uma vez mais, o Galo Carijó atua perto de sua torcida e recebe o Athletic, de São João del Rei, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 10h. No dia anterior, no sábado, o Democrata enfrenta o Nacional, de Muriaé, na Arena do Jacaré.