Mestrados e doutorados internacionais com aulas presenciais em Juiz de Fora
PUBLIEDITORIAL
Instituto Universitário Atlântico (IUA) inaugura polo na cidade e abre inscrições para seleção de alunos interessados em ingressar nesta modalidade de formação, que fornecerá diploma válido dentro e fora do país
O acesso aos cursos de mestrado e doutorado, em sua maioria, é restrito para boa parte da população. Em Juiz de Fora, assim como em muitas outras cidades, isso não é diferente. Mas para quebrar esse paradigma, o Instituto Universitário Atlântico (IUA) está inaugurando seu polo em Juiz de Fora com o objetivo de oportunizar o ingresso de mais pessoas a esta modalidade de pós-graduação. São, pelo menos, 17 linhas de estudos vinculadas a instituições de ensino estrangeiras, tanto públicas quanto privadas. As inscrições para participar da seleção para o mestrado terminam no dia 19 de outubro. Em breve haverá a abertura para o processo de seleção para os cursos de doutorado, que abrangem três linhas de estudo. (Ver abaixo).
O IUA é uma organização especializada em assessorar alunos que têm interesse em ingressar nos programas de pós-graduação oferecidos por universidades localizadas em países como Portugal e Cabo Verde, porém, com aulas presenciais no Brasil, oferecendo ao profissional uma titulação reconhecida dentro e fora do país, com facilidade de estudar, mensalidades com preços acessíveis e respaldo de instituições de ensino sólidas. O polo em Juiz de Fora é o primeiro em Minas Gerais.
Quando o IUA foi criado, há 32 anos, conforme explica o seu fundador, João Barreiros, o intuito era ampliar o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino no exterior, a um custo muito mais acessível e com a facilidade de estudar dentro do mesmo idioma: a língua portuguesa, falada tanto em Portugal quanto em Cabo Verde. Desde então, mais de oito mil estudantes brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa. A validação do título (mestre ou doutor) é assegurada por meio do Tratado de Amizade Brasil-Portugal, conhecido como Tratado de Porto Seguro. Em relação a Cabo Verde, a segurança vem da parceria entre a Universidade do Mindelo (UniMindelo) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outra vantagem é que, com este processo, o diploma de graduação do aluno também passa a ser reconhecido fora do país, já que Portugal é parceiro de outros 76 países, contribuindo para que o profissional tenha ainda mais chances de estudo e de trabalho no exterior.
Curso de mestrado em 30 meses
O curso de mestrado oferecido pelo IUA em seu polo em Juiz de Fora é na modalidade de “mestrado conducente”, com duração de 30 meses. Conforme explica a coordenadora local do instituto, Rute Otero, o mestrado é dividido em duas etapas: o curso de pós-graduação Lato Sensu (especialização), com duração de 14 meses, e o Stricto Sensu (mestrado), com duração de 18 meses. A primeira parte ocorre em Juiz de Fora de forma presencial, e, após a conclusão das disciplinas, o aluno receberá a certificação de “especialista”, deixando-o apto a ingressar na faculdade escolhida para o mestrado. Assim começa a segunda etapa, com a escolha do orientador para ajudá-lo na elaboração da dissertação. Durante todo este período, o aluno contará com um coorientador, que dará toda assistência no polo em Juiz de Fora.
Quem escolhe uma instituição portuguesa, a ida até o país ocorre em dois momentos: o primeiro para a realização das aulas obrigatórias (cerca de 20 dias) nos meses de janeiro ou julho, e a segunda, para finalização dos trabalhos e para a defesa da dissertação. Já em Cabo Verde, será necessária apenas uma viagem. Quem ingressar nesta primeira turma, com início das aulas em novembro, poderá ir a Portugal em julho de 2020. Inclusive, o IUA ajuda o aluno a encontrar opções de hospedagem e alimentação dentro dessas instituições, fazendo que o custo reduza para menos da metade.
“Não existe no Brasil parcerias de mestrados internacionais em que o aluno precise ir só uma ou duas vezes ao país. Geralmente, as parcerias com as universidades estrangeiras exigem que o aluno cumpra, presencialmente, uma grade curricular, indo ao país em janeiro e em julho. No IUA, o aluno faz o presencial no polo local em um encontro ao mês (sexta, sábado e domingo)”, afirma a coordenadora.
Rute ainda destaca que os cursos são muito aplicáveis, tanto academicamente quanto profissionalmente, e ainda contemplam uma demanda de estudos existente na cidade. “São cursos bem abrangentes, sendo uma oportunidade única para Juiz de Fora e região, tendo a oportunidade de chancelar um diploma internacional.”
Todas as informações referentes aos cursos, bem como os editais de seleção, valores das mensalidades, podem ser conferidos no site do IUA (www.iuatlantico.com.br)
Doutorados em:
-
- Ciências da Informação
- Ciências da Terra
- Ecologia e Saúde Ambiental
* Atenção para as datas
Fim das inscrições: 19 de outubro de 2019
Início das aulas: novembro de 2019
Como realizar a inscrição e participar da seleção?
-
-
- 1 – No site www.iuatlantico.com.br, entre na aba “Novas Turmas” e selecione “Juiz de Fora”
- 2 – Acesse os cursos clicando em “Mestrado” ou “Doutorado”
- 3 – Selecione o curso desejado e realize a “pré-inscrição”, informando seu nome, e-mail e telefone, além da documentação necessária para participar da seleção
- 4 – Ao ser aprovado nesta seleção, o candidato precisa comparecer ao polo do IUA em Juiz de Fora, onde receberá auxílio nos tramites para realizar a matrícula no curso desejado
-
Site: www.iuatlantico.com.br
Endreço: Avenida Barão do Rio Branco, 499, Manoel Honório
Telefones: (32) 3212-1016 / (32) 99935-1258