Plano de saúde estimula beneficiárias a realizar mamografia no Outubro Rosa
PUBLIEDITORIAL
Projeto leva também muita informação ao público em geral com apoio de profissionais da saúde e parceiros, com foco no diagnóstico precoce e na prevenção da doença
Informação e atitude. Com estas motivações, o Sabin Sinai prepara, em 2019, um super Outubro Rosa. O projeto idealizado pelos setores de Gestão de Vidas, com suporte da Gerência de Qualidade da operadora vai, efetivamente, incentivar o check-up anual da saúde feminina promovendo o diagnóstico precoce de câncer, subsidiando a mamografia para mais de 1000 beneficiárias, entre 40 e 69 anos. Além disso, com a parceria dos hospitais ligados ao plano, Monte Sinai e Albert Sabin, realiza duas rodas de conversa com temas muito atuais e profissionais de renome, em eventos abertos ao público, nos dias 2 e 30 de outubro.
Para fazer seu exame anual de rotina, a beneficiária do Sabin Sinai já terá sua guia pré-aprovada para realizar a mamografia. Só precisa levar o pedido, que recebe online ou retira na Central de Atendimento, a um dos três serviços de imagem parceiros da campanha. O laudo já será emitido por um especialista em Radiologia com resultado que determina se a mulher precisa ou não aprofundar a investigação. No caso de alguma alteração que necessite da orientação de um especialista, ela será encaminhada a um dos Mastologistas do Sabin Sinai, também parceiros específicos deste Outubro Rosa. A médica, em consulta pré-agendada, no Centro de Oncologia Monte Sinai, informará se há ou não necessidade de exames complementares. Esta etapa do check-up é subsidiada. Apenas se houver necessidade de maior aprofundamento ou tratamento, a beneficiária segue os processos clínicos, cirúrgicos ou com exames específicos, conforme o contrato em sua modalidade de cobertura.
O período para a realização da mamografia vai além do mês da campanha para garantir acesso amplo. Começou em 24 de setembro e vai até 30 de novembro de 2019. A beneficiária, nas listas encaminhadas aos parceiros, estarão participando do projeto automaticamente, ao realizarem sua mamografia.
Câncer de mama ainda é o mais prevalente entre as mulheres
O câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Instituto do Câncer (INCA), corresponde a cerca de 29% dos casos novos a cada ano, depois do de pele não melanoma. A estimativa para este ano é de 59 mil ocorrências. Mas o diagnóstico precoce tem potencial de cura em até 95% dos casos.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Todos estão ligados a hábitos de vida – como obesidade e sobrepeso após a menopausa, uso de álcool e tabagismo, falta de atividade física regular -, além dos fatores genéticos, dentre outros gatilhos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.
Com informação, tudo fica mais rosa
Visando abordar estes e outros aspectos do Câncer de mama e a importância do check-up da saúde feminina, de forma geral, o Outubro Rosa Sabin Sinai promove encontros com palestras curtas de uma equipe multiespecialidade, com profissionais referenciados em Juiz de Fora. Com uma programação diversificada (baixe aqui), em dois encontros, com inscrição gratuita, as mulheres poderão tirar suas dúvidas diretamente com os especialistas em cada área.
02/10 (quarta-feira) | 19h
Local: AUDITÓRIO – CENTRO DE ESTUDOS
MONTE SINAI (Av. Presidente Itamar Franco,
4001 – 2º andar Oeste – Centro Médico Monte Sinai)
ABERTURA
Dr. José Mariano Soares de Moraes | Diretor do Sabin Sinai / Hospital Monte Sinai
Roda de conversa com:
Terapia hormonal na menopausa e o câncer de mama | Dr. Didier Castellano – Ginecologista e Obstetra
Projeto PROTEGER: Preservação da fertilidade em paciente com câncer | Drª Fernanda Polisseni – Ginecologista / Especialista em Reprodução Assistida
Aconselhamento Oncogenético na prevenção do Cancêr de Mama | Dr ª Mariana Abad – Oncologista / Especialista em Oncogenética
Alimentação adequada na prevenção e tratamento do câncer de mama | Henriqueta Van Keulen – Nutricionista
30/10 (quarta-feira) | 19h
Local: AUDITÓRIO DO HOSPITAL ALBERT SABIN (R. Dr. Edgard Carlos Pereira, 600 – Santa Teresa)
ABERTURA
Dr. Célio Carneiro Chagas | Diretor do Sabin Sinai / Hospital Albert Sabin
Roda de conversa com:
Prevenção e diagnóstico do câncer de mama | Drª Jordana Bretas – Mastologista
Radiologia: indicações dos exames de mama | Drª Luisa Lourenço – Radiologista
Tratamento do Câncer de Mama | Vanessa Albuquerque – Enfermeira
Cuidados pós retirada de mama | Simone Rianelli – Fisioterapeuta
Para participar, basta se inscrever pelo site www.hospitalmontesinai.com.br/agenda. Os encontros terão coffee break e sorteio de brindes, mas as vagas são limitadas.