Bilac Pinto assume vaga de Custódio, e Marcus Pestana volta à Câmara federal

Ex-prefeito de Juiz de Fora pediu demissão da Secretaria de Governo na tarde desta segunda-feira

Por Paulo Cesar Magella

O deputado Bilac Pinto, do DEM, será o substituto do ex-prefeito Custódio Mattos, que na tarde desta segunda-feira apresentou seu pedido de demissão ao governador Romeu Zema. Com isso, e por conta da coligação de 2018, quem assume a vaga na Câmara Federal é o ex-deputado Marcus Pestana (PSDB). O parlamentar tucano volta ao parlamento seis meses após deixar a casa por conta da não reeleição.

Processo de fritura começou há um mês

A saída de Custódio, definida na tarde desta segunda-feira, era uma questão de tempo. Desde o início do mês já havia articulação nesse sentido em várias frentes, mas o principal fator estaria na Assembleia Legislativa. O presidente, Agostinho Patrus, não se afinava com o estilo do tucano e teria pressionado o governador para fazer a mudança. Num cenário em que a coalizão ocorre dentro do Legislativo, o presidente da Casa – como ocorre também com Rodrigo Maia, em Brasília – torna-se um player da agenda política do próprio Governo.

Lideranças do DEM também participaram da escolha

A escolha de Bilac Pinto passou por gabinetes de Brasília, especialmente do senador Rodrigo Pacheco, presidente do diretório estadual do DEM, e do ex-deputado Luiz Fernando Faria, que atua numa das assessorias do Senado. Fontes próximas a Custódio garantem que a volta de Pestana ao Congresso foi fruto da coincidência, sem qualquer articulação do ninho tucano.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também