JF pode ter estudo sobre demandas em relação à malha ferroviária
Criação de comissão especial e elaboração de termo de acordo com a MRS para atender necessidades da população foram sugeridas em audiência pública
A antecipação da renovação das concessões ferroviárias em Minas Gerais para que seja selado novo acordo com a MRS Logística foi assunto de audiência pública realizada na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (16). A reunião foi requerida pelo deputado Noraldino Júnior (PSC) e presidida pelo membro da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa, João Leite (PSDB), contando também com a participação do deputado Isauro Calais (MDB), de vereadores, de representantes do Ministério Público (MPMG), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da MRS e de entidades representativas da população. Foi destacada pelos parlamentares a urgência de garantir os recursos para Minas, tendo em vista as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado.
O deputado Noraldino Júnior sugeriu a criação de uma comissão especial na Câmara Municipal para que se possa elaborar um estudo sobre as necessidades da cidade, em parceria com a Prefeitura e o Ministério Público. A intenção é a elaborar um termo de acordo para atender a essas demandas, pleiteando recursos que devem ser liberados após a assinatura da renovação com a MRS, que já tem a concessão. Todas essas propostas devem ser apresentadas até o dia 13 de setembro.
“A MRS se disponibilizou a elaborar e executar um projeto de revitalização para as margens do Rio Paraibuna e a criação de um parque linear, com ciclovia e pista de caminhada entre a Zona Norte e a região Sudeste, além da permanência do centro de operações em Juiz de Fora. É importante lembrar que os recursos para essas intervenções não estarão dentro da concessão”, destacou Noraldino Júnior. Em sua fala, o deputado Isauro Calais (MDB) também salientou a importância da empresa para a geração de emprego e renda na cidade. Eles pontuaram que são a favor de que a linha ferroviária contorne a cidade, mas entendem a inviabilidade dessa sugestão, dado que uma obra como essa seria inviável, por conta da realidade financeira do Estado.
MRS pode continuar na administração da ferrovia por 30 anos
Se a renovação for firmada, como se pretende, a MRS deve continuar na administração da malha ferroviária em Minas por mais 30 anos. Além do parque linear e da revitalização das margens do Paraibuna, durante a audiência foi pedido o estudo da retomada do transporte de passageiros, que ajudaria a desafogar o trânsito, e a implantação de sistema de monitoramento em passagens de nível e passarelas. A população apontou inúmeros problemas causados pela presença da malha ferroviária cortando o município ao meio. Entre eles, o incômodo causado pelo barulho da passagem dos vagões e dos alertas sonoros das passagens de nível; a trepidação que causa rachaduras e danos que comprometem as estruturas de imóveis; o transtorno no trânsito e a falta de segurança – e, às vezes, de utilidade – de passarelas, que também viriam a causar problemas de segurança pública.
O diretor de relações institucionais da MRS, Gustavo Bambini, adiantou que a empresa avança nos esforços de vedar a malha ferroviária da cidade, reduzindo os riscos para a população, cumprir com a transposição do trânsito, por meio de viadutos e outras obras viárias e a modernização com a automação das passagens de nível. Bambini frisou a necessidade de estudos para verificar a possibilidade do compartilhamento da carga com o transporte de passageiros, o que a atual estrutura não permitiria realizar. “Não é simples esse desafio. Se não tivermos esse planejamento, não vamos a lugar nenhum. Queremos que a cidade consiga crescer em consonância com a ferrovia.”