Para todo mundo ser chef também

Que tal aprender as técnicas culinárias de forma dinâmica e praticando com os melhores chefs?

Por Airton Soares

Que tal aprender as técnicas culinárias de forma dinâmica e praticando com os melhores chefs?

  Toda vez que eu escrevo uma coluna com dicas sobre preparo de pratos, todo mundo curte muito e sempre me pedem novas matérias com receitas para poderem testar em casa suas habilidades de cozinheiros e aplicar temperos próprios, dando um toque pessoal. Afinal, todos têm lá suas técnicas culinárias e gostam de preparar suas receitinhas em casa, para amigos e família. Para facilitar ainda mais quem gosta de dar uma de chef nos finais de semana, ou que pensa em entrar no ramo gastronômico oferecendo aquela receita secreta, mas cheia de sabor e que, por vezes, só falta mesmo aquele impulso final para empreender, eu vou dar aqui a dica de uma escola de culinária que vem formando chefs no Brasil e em diversos países mundo afora, onde podemos aprender, em aulas técnicas e com prática desde o primeiro dia de curso, sobre o universo gastronômico: O IGA – Instituto Gastronômico das Américas

  Estive, no último dia 5 de agosto, numa aula show do IGA, em sua novíssima cozinha em que são oferecidos os cursos das mais variadas vertentes gastronômicas. Só para você ter ideia, neste dia foram ministradas aulas pelos professores do IGA, como a chef Jéssica Nascimento, que numa aula de confeitaria afetiva apresentou um clássico bolo toalha felpuda. Já o chef Malio Aflísio teve como tema de sua aula o clafoutis, tradicional sobremesa francesa. A cozinha autoral foi abordada na aula da chef Ingrid Borges que, para tanto, preparou sob olhares atentos dos alunos um caldo de abóbora com gengibre e camarão.

  O Beef Bourguignon, outro clássico francês, foi preparado pela chef Juliana Araújo, e o aroma tomou conta de toda a cozinha! E para coroar esse dia especial, o chef executivo da rede IGA Brasil veio especialmente à cidade e nos presenteou com uma aula sobre salmão curado e defumação a frio e a quente. E não foi só isso: o chef André Otero encheu os olhos de todos os presentes apresentando suas técnicas de Food Design, com pratos lindos e cheios de estilo. Para você ter uma pequena amostra do que foi isso, olhe as fotos desta matéria e delicie-se com as cores e formas. Nem parece comida, de tão bonito. Mas é, e muito boa! Aliás, conversando com o chef, falávamos que cozinhar realmente é uma arte, e lecionar é uma verdadeira paixão. E essa união, numa aula show dessas, nos faz pensar: melhor, impossível!

  E com tanta inspiração, agora é hora de buscarmos no IGA aquele conhecimento técnico e prático que nos falta para nos tornarmos chefs também, tanto em casa ou mesmo num empreendimento próprio. Quem já atua na área gastronômica também tem a oportunidade de se capacitar e melhorar ainda mais o que já é bom, e quem sabe ainda alavancar os negócios com novos conhecimentos e receitas. E olha só que bacana: em apenas um ano, num curso dinâmico e com aulas uma vez por semana, você se tornará um cozinheiro profissional! Quer mais? Faça o segundo ano de curso e se torne um especialista gastronômico, um chef titulado pela rede de capacitação gastronômica mais importante das Américas e uma das maiores do mundo. Quer algo mais rápido? Pois o IGA oferece vários cursos rápidos e workshops com 100 temas dos mais variados tipos de cozinhas. Tem comida japonesa, árabe, diet, massas, sorvetes, tortas, hambúrguer gourmet e tantas outras. Uma infinidade de opções, todas disponíveis para você.

E não se esqueça, sempre que tiver uma receita nova na sua aula, pode me chamar lá no IGA que eu vou provar e participar dessa experiência, que certamente será um sucesso! E quando abrir seu bar, bistrô, restaurante ou boteco, conte comigo que a matéria sai aqui! Vamos juntos?!

banner airton1 700x87

IGA  – Instituto Gastronômico das Américas

Avenida Doutor Paulo Japiassú Coelho 415

Bairro Cascatinha / Juiz de Fora

 (32) 3321-8421

Site: IGABrasil.com

Instagram: igajuizdefora

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também