Settra confirma binário na Cidade Alta
Finalização das obras na BR-440 vai possibilitar projeto que visa a alteração na mão das principais vias, como Rua José Lourenço Kelmer e Avenida Presidente Costa e Silva
Com o asfaltamento e o tráfego de veículos liberado em partes da BR-440, na Cidade Alta, uma dúvida tem rondado a cabeça dos juiz-foranos: como ficará o trânsito na região após a conclusão das obras na rodovia? A questão foi respondida à Tribuna pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), durante entrevista exclusiva concedida na última quinta-feira (25). Um projeto em andamento na pasta planeja transformar a Rua José Lourenço Kelmer, a Avenida Presidente Costa e Silva e a BR-440 em um binário, alterando a mão de algumas vias e implantando semáforos para assessorar o tráfego em determinados pontos. A expectativa da Settra é que as intervenções na rodovia sejam finalizadas até setembro de 2020, quando o projeto poderá ser implantado.
Como explicou o chefe do Departamento de Estudos e Projetos da Settra, Marcelo Valente, a ideia é transformar a Rua José Lourenço Kelmer em via de mão única, com o trânsito no sentido do Centro/bairro. A direção continuaria a mesma pela Avenida Presidente Costa e Silva, que também será de mão única. O estudo realizado pela pasta ainda está avaliando até qual ponto a avenida terá essa característica, entretanto, de acordo com Valente, é provável que seja até o cruzamento com a Rua Roberto Stiegert.
Com essas alterações, o acesso ao Pórtico Norte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) seria apenas pela Rua José Lourenço Kelmer. Quem sairia da instituição poderia seguir somente para a esquerda, seguindo a Avenida Presidente Costa e Silva. Para sair da universidade e ir ao Centro, o condutor irá fazer o retorno por uma das ruas que cruzam a via, chegando à BR-440. O trânsito das outras vias de entroncamento será definido progressivamente.
“A mão na José Lourenço e na Costa e Silva, se batermos o martelo que essa é a melhor opção, provavelmente vai ser implantada de imediato (a partir da conclusão da obra da BR-440). Mas as outras ruas que vão ter a mão mudada – de mão dupla para mão única -, nós gostamos de ir implantando aos poucos”, explica Valente. “Nós já temos um projeto básico de circulação do bairro inteiro, mas vamos alterando aos poucos exatamente para sentir o que vai acontecer.”
A fim de garantir a segurança dos pedestres e auxiliar na movimentação dos veículos, o Pórtico Norte da UFJF pode passar a contar com um semáforo.
Rodovia
Após a finalização das obras, a BR-440 terá sua funcionalidade própria como rodovia, com interseção com a BR-040, através da construção de uma alça. Assim, a via terá mão dupla com divisão central, de acordo com a Settra. O entroncamento com a Rua José Lourenço Kelmer também será um ponto que contará com semaforização. As opções para quem vem do Centro são seguir pela rua para chegar à UFJF ou acessar a rodovia. Já no sentido contrário, a rua paralela à BR-440 será utilizada como retorno para o condutor que deseja acessar a Rua José Lourenço Kelmer.
Projeto deve ser implementado em 2020
A conclusão das obras na BR-440 traz uma expectativa de melhora para o trânsito na Cidade Alta. Diversas matérias da Tribuna já denunciaram a deficiência da estrutura viária na região, consequência do crescimento acelerado, somado ao trânsito de passagem, considerando que o anel viário da UFJF também é utilizado como ligação entre diferentes regiões de Juiz de Fora. De acordo com o chefe do Departamento de Estudos e Projetos da Settra, Marcelo Valente, mesmo que ainda haja grandes obras para serem feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) na rodovia, o órgão federal teria repassado à administração municipal que as obras – que interferem no trânsito a ser definido pela Settra – seriam finalizadas até setembro de 2020.
“Nós já estamos há algum tempo fazendo estudo da situação daquela região por conta da BR-440. Nós esperamos a BR ficar pronta para poder mudar, porque não conseguiríamos sem isso. Nós já temos esse estudo bem adiantado, mas ainda não está fechado, porque vamos conversar com diversos parceiros. Queremos envolver a Câmara Municipal, a universidade e a comunidade, principalmente. Então, vai acontecer ainda um debate, e esperamos estar com o projeto fechado para, quando for liberada a obra, podermos implantá-lo”, afirma Valente.
Pórtico
Conforme o representante da Settra, a discussão com outros segmentos de Juiz de Fora será essencial para finalização do plano viário da região. “Essa obra ficou parada há muito tempo, e isso sacrificou muito a Cidade Alta. Eu espero que, com a participação de todos, a gente consiga minimizar, pelo menos, os conflitos que existem lá hoje, para devolver uma qualidade de vida que a Cidade Alta perdeu ao longo desses anos. Espero que os debates que vão acontecer daqui em diante sejam bem proveitosos”, ressalta Valente.
Prós e contras
Segundo o chefe do Departamento de Estudos e Projetos, Marcelo Valente, a transformação da Rua José Lourenço Kelmer e da Avenida Presidente Costa e Silva em mão única é a melhor maneira de desafogar o trânsito, hoje “sobrecarregado por ser uma via de mão dupla”. Apesar do possível impacto positivo no trânsito, as mudanças podem acarretar outros efeitos, considerando fatores que também devem ser alterados.
“Toda mudança é um pouco traumática porque a pessoa já está na rotina. No começo, dá muita confusão, mas com o tempo as pessoas vão se acostumando. Eu acredito que a mudança vai ser bem significativa. Nós vamos ter que mexer em bastante rua, e essa mudança é muito forte, porque tirar uma mão dupla de uma rua implica em consequências. Uma consequência é que, para fazer o retorno, tem que andar mais”, diz Valente.
Apesar da distância maior para realizar determinados retornos, o plano da Settra seria mais viável do que se os sentidos fossem diferentes. Conforme Valente, a direção natural da Rua José Lourenço Kelmer e da Avenida Presidente Costa e Silva seria pelo sentido bairro/Centro, não havendo cruzamento com quem viria do sentido contrário e iria acessar a BR-440. Entretanto, por conta da característica da rodovia, com muretas centrais, os motoristas que viriam do Centro para chegar até a UFJF só poderiam realizar o retorno próximo ao trevo de acesso ao condomínio Spina Ville.
Transporte coletivo
O transporte coletivo deve sofrer alterações com a implantação do projeto. A Settra também está avaliando as mudanças de itinerário de determinadas linhas. “Mais uma consequência: as pessoas terão que, para pegar um ônibus, fazer uma caminhada um pouco maior. Sempre tem os benefícios, mas tem os contras. Mas para a fluidez no trânsito, vai melhorar demais”, aponta Valente. “Hoje, você vê aquela fila que dá na entrada da universidade. Você fica parado, porque a rotatória te permite fazer todos os movimentos, e você fica à mercê dela, esperando o seu tempo para poder entrar na rotatória. O semáforo não. Ele te faz parar, mas te dá a oportunidade de andar.”
A proposta do binário é dividir o trânsito, alterando a concentração de veículos em pontos específicos. “A José Lourenço e Costa Silva são ruas de comércio do bairro. Elas continuarão sendo movimentadas, mas nós vamos ordená-las. Só que vai melhorar porque tem muita gente que mora naqueles bairros, como Spina Ville, que vai ter outro acesso e poder ir direto para casa, se não quiser passar pelo comércio.”
Ligação com a BR-040
Até o final deste mês, a Empa/SA, empreiteira contratada pelo Dnit para atuar nas intervenções envolvendo a BR-440, deve finalizar o asfaltamento da rua paralela à rodovia no limite do cruzamento com a Rua Roberto Stiegert. Em nota, o departamento informou que a conclusão deste serviço é necessária para finalizar a interseção com a Rua José Lourenço Kelmer. Além disso, as intervenções contemplam a execução do emissário de esgoto longitudinal. Esta atividade diz respeito à implantação da rede coletora de efluentes, integrante do projeto de despoluição do Rio Paraibuna.
A obra na rodovia foi licenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri). Desta forma, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também autorizou a execução das intervenções no entroncamento entre a BR-040 e a BR-440. Segundo o Dnit, a empreiteira está iniciando os serviços de terraplenagem, como escavação, carga, transporte e aterro compactado, na interseção das rodovias.
Além dessas intervenções, outros serviços contratuais ainda serão promovidos, como a construção de três passarelas elevadas para pedestre, a ligação do Bairro Spina Ville, a Rua Lateral Esquerda e serviços de proteção ao meio ambiente.