Governo de Minas quer negociar benefícios para Mercedes-Benz
Secretário estuda conversa sobre a possibilidade de concessão de benefícios tributários, com o objetivo de ampliar as atividades e os investimentos da montadora
Juiz de Fora recebeu, nesta terça-feira (28), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães, que fez uma série de visitas técnicas na Zona da Mata. Durante a manhã, Adriano esteve no Aeroporto Presidente Itamar Franco. No início da tarde, visitou o Porto Seco e, à noite, encontrou-se com empresários da cidade e da região. Na agenda, estava prevista uma reunião com executivos da Mercedes-Benz, mas o encontro foi cancelado. O motivo apontado pela empresa foi “agenda”. A expectativa do secretário é conseguir remarcar a reunião nas próximas semanas com toda a diretoria, já que parte estaria em São Paulo.
Apesar do encontro desmarcado, Adriano explica que teve início uma conversa do Governo estadual com a Mercedes sobre a possibilidade de concessão de benefícios tributários, com o objetivo de ampliar as atividades e os investimentos da montadora na cidade. O secretário citou, como exemplo, o protocolo de intenções firmado, na semana passada, e que prevê a ampliação da fábrica de motores da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Governo vai conceder diferimentos do ICMS devido nas aquisições de insumos e bens do ativo permanente, bem como na concessão de crédito presumido nas vendas dos produtos industrializados pela Fiat em Minas. O tratamento tributário consiste em uma espécie de adiamento do pagamento do imposto. O objetivo da medida é diminuir o acúmulo de saldos credores, possibilitando que a Fiat passe à condição de devedora do ICMS. “A gente está nessa conversa para fortalecer os benefícios para a Mercedes.”
Além de integrar o Porto Seco de Juiz de Fora com o do Rio de Janeiro, elevando-o ao status de porto de Minas, o secretário adjunto também identifica a possibilidade de alinhar o Aeroporto Itamar Franco ao Internacional de Confins, na operação logística de transporte de carga. A interação regional é uma meta, que passa pela retomada de voos diretos entre Belo Horizonte e o terminal. Adriano também citou a intenção de aproveitar o potencial da pista e a área disponível do entorno para atrair uma indústria âncora para a região.
A Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata, por meio de sua assessoria, informou que a discussão teve como objetivo traçar estratégias de atração de novas empresas para a área do aeroporto, principalmente para a operação com cargas. Segundo o secretário, a visita atende a uma recomendação do governador Romeu Zema (Novo) de fazer visitas regionais para conhecer as potencialidades, as oportunidades e as demandas regionais. “Uma das agendas prioritárias é fortalecer o desenvolvimento econômico.”