Câmara homenageia mulheres com Menção Honrosa Vereadora Vera Faria

Por Renato Salles

A Câmara homenageia, nesta quinta-feira (28), 19 mulheres que se destacaram em diversos segmentos do cenário juiz-forano com a outorga da Menção Honrosa Vereadora Vera Faria. A honraria faz alusão à comemoração ao Dia Internacional da Mulher e leva o nome da primeira vereadora de Juiz de Fora. A parlamentar se elegeu na segunda metade dos anos 1960, período em que os homens dominavam as discussões políticas no país. “Vera Faria apresentou a coragem e a ousadia necessárias para enfrentar o machismo e a repressão da época. Ela foi ainda uma importante incentivadora da mulher na política”, afirma material divulgado pelo Poder Legislativo. A solenidade acontece no plenário do Palácio Barbosa Lima, a partir das 19h30.

Homenageadas

Como já havia sido antecipado pelo Painel, entre as homenageadas estarão nomes como os das promotoras de Justiça Ana Léia Salomão e Ribeiro e Ângela Gravina; da modelo Júlia Horta; da fundadora da ONG Mão Amiga, Maria Aparecida da Silva; da empresária Norma Souza Gomes; da líder comunitária Suely Gervásio; e da presidente da Fundação Maria Mãe, Vanessa Farnezzi. Completam a lista Carla Bastos Robaína, Elaine Aline Cugola, Jandira Lopes de Andrade, Jesuina da Conceição Adão, Lilian Santos, Maria Aparecida Rodrigues Consuli, Maria Helena Fornoga dos Santos, Marilda Pereira Bellini, Neiva Marise do Carmo Mathias, Rosalina Moreira de Souza, Silvane Priscila Adonay Martins e Sônia Maria de Sousa.

IPVA atrasado

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) que pretende proibir o recolhimento, a retenção ou a apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA está pronto para ser apreciado em primeiro turno pelos parlamentares. Nessa quarta-feira (27), o texto recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa. Para o autor da proposição, as apreensões constrangem e causam transtornos aos seus proprietários. Alencar considera a prática um confisco ilegal, com base no entendimento de que a Constituição Federal veda a utilização de tributo para esse fim.

Derrota

Um dia após a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa emitir uma nota pública em que fez críticas à forma com que o Governo de Minas vem conduzindo a negociação com as prefeituras para regularizar repasses estaduais atrasados, o plenário da ALMG imprimiu a primeira derrota do governador Romeu Zema na Casa. O revés aconteceu nessa quarta-feira (27) quando um veto do Executivo ao projeto de lei que prevê a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes aos alunos das redes pública e privada de ensino do Estado foi derrubado. Assim, até aqui, a relação entre os poderes parece abalada, o que pode significar um grande desafio para Zema aprovar projetos que considera importantes, como a reforma da máquina administrativa e ra epactuação da dívida mineira com a União.

Renato Salles

Renato Salles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também