Receita de Natal, só que para beber!

Quem disse que no Natal só pode ter leitoa, peru, panetone e rabanada? Pois os mestres cervejeiros fizeram uma receita especial para essa data também.

Por Airton Soares

Todo mundo tem uma receitinha de comida para o final do ano, seja ela pro Natal ou pro Réveillon. Uns assam aves, de tudo quanto é nome, e também o tradicional peru. Rabanada nunca falta. E panetone é algo que só aparece nessa época. Mas o São Bartolomeu e a Golem criaram uma receitinha para beber, em forma de cerveja, que vai virar sucesso! Eu, particularmente, acho que estão tentando tirar o foco do leitão assado, afinal, o porquinho é o carismático símbolo do São Bartolomeu né?! Brincadeiras à parte, a cerveja está aí para ninguém ser obrigado a tomar aquela sidra ruim que aparece nas prateleiras dos mercados nessa época do ano e que só servem mesmo para estourar a rolha e fazer bagunça com o jato de espuma!

WAN 3513

Pois os mestres cervejeiros Lucas Wenzel (Cervejaria São Bartolomeu) e Cristian Nazareno (Golem) decidiram se unir nessa tarefa de criação, preparando a bebida a quatro mãos. Por lá foram defumados malte e amendoim, sendo esse último transformado em manteiga antes de entrar na panela. E outros ingredientes foram sendo adicionados à receita. Pimenta rosa, fruto da aroeira,e que é levemente picante; rapadura para garantir um dulçor extra e aumentar a potência alcoólica e ainda a aromática baunilha também fazem parte dessa mistura natalina.

Batizada Christmas Ale, ela está sendo envasada essa semana e chega com um rótulo muito bacana em que uma guirlanda natalina é adornada com alguns dos ingredientes da receita, colorindo a garrafa e a transformando num belo ícone natalino. A Christmas Ale também está disponível on tap, ou seja, nas torneiras do São Bartolomeu e nas revendas da Golem. O lançamento acontece hoje no Bar São Bartolomeu, mas eu pude experimentar antes, direto na fonte, lá na fábrica da Golem. O que eu posso dizer? É muito boa, mesmo! Ela é uma ale, de alta fermentação, forte e escura com uma cor marrom acobreada. Sua espuma tem cor creme e é persistente. Ela tem fortes 8% de teor alcoólico, mas ao mesmo tempo conta com uma aroma e sabor que vão cair como uma luva para acompanhar os pratos igualmente saborosos e condimentados das ceias de fim de ano. O mais bacana? Ela é uma cerveja que pode, e deve, ser guardada porque a tendência é melhorar ainda mais com o tempo. Chegou a hora das festas e essa cerveja vai ser mais um motivo para comemorar! Vamos Juntos?!

plasc barto1

 

Onde encontrar a Christmas Ale: 

São Bartolomeu – Rua São Mateus, 41 – São Mateus – 3025-5867

Cervejaria Golem – Av.Rui Barbosa, 482 – Stª Terezinha – 3321-8960

Créditos: Wanderson Monteiro (fotos) e Ruy Alhadas (arte)
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também