Menos concluintes no Ensino Médio
O número de concluintes do ensino médio regular em 2017, algo em torno de 1 milhão e 780 mil, é 2,6% menor do que o de 2016, 1 milhão e 830 mil, aproximadamente. De fato, são números assustadores em si, porém não é tão simples indicar que eles, isoladamente, impliquem retração inevitável de interessados em educação superior nos próximos anos. Claro que o desejável seria termos um crescimento contínuo e substantivo de jovens se formando naquele nível, no entanto, há outros fenômenos ocorrendo simultaneamente e que devem ser levados em conta.
No dia 5 de agosto, foi aplicado o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), quando 1 milhão e 340 mil inscritos, número 7,6% maior do que no ano anterior, visam à obtenção do diploma de ensino médio. Parte significativa deles declara a expectativa de, posteriormente, pleitear vagas no ensino superior. Assim, é possível observar que a diminuição de formandos no ensino médio regular é compensada pelo incremento, mais do que o dobro de um ano para o outro, de potenciais postulantes vindos por um outro caminho.
Não deve surpreender a ninguém que acompanha os processos educacionais no Brasil o fato de que, em poucos anos, o número de matrículas do ensino superior na modalidade a distância superará o correspondente no presencial.
São fenômenos complexos e com variáveis múltiplas. Portanto, na tentativa de simplificá-los, corremos o risco de gerar interpretações equivocadas ou demasiadamente parciais. Porém parece inequívoco que, em geral, a tendência aponta para um sucesso educacional relativamente maior via a adoção progressiva de metodologias híbridas e flexíveis. Ou seja, a partir da incorporação apropriada de tecnologias digitais, é possível propiciar um ensino personalizado, mais atraente e eficiente. Desta forma, temos a oportunidade de cumprir com os objetivos de uma educação de qualidade para muitos, propiciando que todos estudem, desde que atendendo à indispensável customização que leva em conta o fato de que cada educando aprende de maneira pessoal e única.