Santa Casa de Juiz de Fora promove aula sobre glaucoma congênito
Médicos, residentes e acadêmicos de medicina podem participar do evento gratuito, nesta quarta-feira, no Salão Nobre do hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e a Sociedade Brasileira de Glaucoma promovem uma aula sobre glaucoma congênito, na noite desta quarta-feira (23). Médicos, residentes e acadêmicos de medicina podem participar. O evento será realizado às 19h30, no Salão Nobre do hospital. A aula será ministrada pela oftalmologista Vanessa Maria Paletta Guedes, médica da Santa Casa e membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Ela é graduada pela UFJF, especialista em catarata e glaucoma pelo Centre Hospitalier National d’Ophtalmologie des Quinze-Vingts, em Paris, na França, e pós-graduada em Oftalmologia clínica e cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).
Para se inscrever, é preciso acessar este link, baixar o arquivo, preencher a ficha de inscrição e encaminhar por e-mail para [email protected]. A participação é gratuita, e as vagas, limitadas.
O glaucoma é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até uma fase bem avançada da doença. Conforme a Santa Casa, Juiz de Fora é uma referência nacional no tratamento do glaucoma congênito, doença rara que atinge bebês. Normalmente, se não tratada a tempo pode levar a cegueira de nascença que dura por toda a vida do indivíduo.
Com o tratamento adequado realizado em tempo hábil este quadro é controlado e a visão restabelecida na grande maioria dos casos. O tratamento do glaucoma congênito é prioritariamente através de cirurgias com técnicas específicas (trabeculotomia ou goniotomia).