Título de cidadania honorária vira evento político

Por Paulo Cesar Magella

Homenagem e política

Sob forte viés político, ocorreu, nessa sexta-feira, na Câmara Municipal, a entrega do título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora ao deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. O proponente do título, vereador Antônio Aguiar (MDB), lembrou que, desde 1983, quando Bonifácio Andrada (PSDB) exerceu a função, um mineiro não ocupava a presidência da CCJ. Antônio Aguiar enumerou ainda as emendas de Pacheco destinadas à região e ao município. Por fim, reconheceu as qualidades do homenageado para alçar voos mais altos. O parlamentar é pré-candidato ao Governo de Minas e está de malas prontas para se filiar ao DEM.

Bruno prestigia

No mesmo tom, o prefeito Bruno Siqueira (MDB) reconheceu o trabalho do deputado Rodrigo Pacheco à frente da Comissão de Constituição e Justiça, bem como sua preocupação em colocar Minas Gerais no cenário político nacional. Para o prefeito, Pacheco reúne condições necessárias para se tornar opção ao atual Governo de Minas. Nesse contexto, citou o estado de calamidade financeira dos municípios e a total falta de apoio do Palácio Tiradentes às prefeituras mineiras.

Parceiros de JF

Em seu pronunciamento, o homenageado reconheceu a importante parceria com o vereador Antônio Aguiar, a amizade com os deputados Luiz Fernando Faria (PP) e Júlio Delgado (PSB) e a admiração pelo ex-presidente Itamar Franco e pelo trabalho do prefeito Bruno Siqueira. Falando especificamente de Júlio Delgado, Pacheco o tratou como “amigo fraterno” e deputado imprescindível para o país. Ele foi aplaudido, no entanto, quando afirmou que, em breve, o prefeito, “pela sua capacidade”, vai ser chamado para alçar voos mais altos.

Mesmo palanque

Secretário-geral do PSDB, o deputado Marcus Pestana representou o governador Geraldo Alckmin – presidente do diretório nacional – na solenidade em que o prefeito de Salvador, ACM Neto, assumiu a presidência do diretório nacional do DEM. No seu discurso, Pestana fez questão de enfatizar que, em algum momento da disputa presidencial, tucanos, democratas e o centro democrático estarão juntos para defender uma agenda reformista para o país.

Usando a janela

Com a janela partidária aberta, já começam a surgir as primeiras defecções. Os deputados Dirceu Ribeiro e Coronel Picinini – este natural de Juiz de Fora – anunciaram sua filiação ao Podemos, que em Minas é presidido pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli. Político e empresário, este não admite sua candidatura ao Governo, mas tem sido considerado o nome que irá levar a legenda para o palanque, com o objetivo, também, de dar espaço para o senador Álvaro Dias, que vai disputar a Presidência da República. Medioli comemorou as adesões e garantiu que o partido terá uma forte articulação no estado.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também