Durante a cerimônia de abertura do Teatro Paschoal Carlos Magno, já ao final do pronunciamento do secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, que representou o governador de Minas, Fernando Pimentel, ocorreu uma surpresa. Ele convidou ao palco o secretário estadual de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, para anunciar uma decisão do petista que estava fora da pauta: a recuperação dos Grupos Centrais, pretendida há tempos pelo município e não realizada até agora. O governador determinou à Secretaria Estadual de Transportes e ao DER que executem esse trabalho.
Agora ou nunca
Os tucanos devem fazer na semana que vem a última tentativa para convencer o senador Antonio Anastasia a ser candidato do partido ao Governo de Minas. Não é uma missão fácil ante a resistência do parlamentar que insiste em cumprir apenas os próximos quatro anos de mandato e sair da política. Para tanto, ele conta com respaldo da família, de quem tem ouvido recomendações para não ceder. A partir daí, a discussão se volta para a candidatura própria ou para projetos fora do partido. Nesse caso, o nome que mais aparece é o do ex-deputado Dinis Pinheiro, mas há quem defenda apoio a Marcio Lacerda, do PSB. O problema é que ele e assessores, em recentes entrevistas, teriam usado um tom acima, desqualificando o possível apoio do PSDB.
Janela aberta
A partir de quarta-feira (7), por um período de 30 dias, estará aberta a janela partidária, medida que permite aos políticos mudarem de partidos sem ferir os princípios estabelecidos na Lei de Fidelidade Partidária. Como se trata de um ano eleitoral, muitos agentes irão aproveitar o período para se adaptarem ao gosto do eleitor ou às suas próprias conveniências políticas. Em Juiz de Fora, as atenções se voltam para o vereador Rodrigo Mattos, presidente da Câmara. Pré-candidato a deputado federal, ele ainda tem dúvidas se irá continuar no palanque do PSDB ou se buscará uma nova sigla. Convites não faltam, mas ele ainda não se manifestou.
Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher terá uma série de eventos no decorrer do mês. A OAB promove, no dia 8, em Juiz de Fora, um painel sobre a importância da liderança feminina, durante a Conferência Estadual da Advocacia Mineira. Em Belo Horizonte, a Assembleia Legislativa, em parceria com várias entidades da sociedade civil, irá promover uma programação especial durante toda a semana – de 5 a 9 de março – com debates sobre Mulheres na luta por direitos: resistência, poder e democracia. A Comissão Permanente de Direitos da Mulher, da Câmara Municipal, também definiu várias manifestações para valorização do público feminino. Haverá panfletagem com as legislações municipais, bem como palestras sobre violência contra a mulher e educação financeira.