ConheƧa detalhes do novo Ford Fiesta Titanium Plus
Carro carrega itens que normalmente sĆ£o mais comuns em categorias superiores e ajuda dar fĆ“lego ao modelo
A Ford sempre trabalhou o marketing da sexta geraĆ§Ć£o do Ford Fiesta no Brasil posicionando-o em uma categoria de hatch superior. E nĆ£o foi difĆcil conseguir isso, jĆ” que o modelo tinha mesmo itens de sĆ©rie que o diferenciavam diante dos concorrentes. Hoje, mesmo com a proliferaĆ§Ć£o de algumas tecnologias entre os rivais, o recheio do modelo ainda se destaca. Principalmente quando se analisa sua nova configuraĆ§Ć£o de topo, a Titanium Plus 1.6. NĆ£o chega a ter o trem de forƧa mais instigante ā o 1.0 turbinado EcoBoost estĆ” restrito Ć versĆ£o SEL Style EcoBoost ā, mas ela carrega itens que normalmente sĆ£o mais comuns em categorias superiores e ajuda dar fĆ“lego ao modelo, que no inĆcio de 2017 ganhou uma sĆ©tima geraĆ§Ć£o na Europa, sem previsĆ£o de chegar muito em breve por aqui. Para o mercado brasileiro, sobrou um sutil face-lift promovido em novembro Ćŗltimo, em sua linha 2018.
Externamente, foi mesmo a variante Titanium a que mais mudou com a reestilizaĆ§Ć£o. Grade e para-choques novos aparecem, sendo que a grade, agora cĆ“ncava, ostenta uma trama hexagonal com pequenos ārebitesā nas interseƧƵes em tom cromado. Uma nova saia dianteira e moldura tambĆ©m cromada no nicho do farol de neblina complementam essas alteraƧƵes. E, quando o modelo estĆ” ligado, luzes diurnas em led brilham no Fiesta Titanium Plus, que tambĆ©m ganhou iluminaĆ§Ć£o parcialmente em leds nas lanternas traseiras.
De acordo com a Ford, amortecedores foram trocados para melhorar o conforto de rodagem e a carroceria recebeu reforƧo nas colunas centrais, no intuito de suportar melhor impactos laterais. Outro ponto mexido foi o cĆ¢mbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, que teve retentores e materiais de embreagem trocados e passou por uma reconfiguraĆ§Ć£o dos mĆ³dulos de controle. Os bancos tĆŖm nova espuma ā e revestimento em couro ā e a variante mais cara da linha tambĆ©m adotou o Sync 3, versĆ£o mais moderna da central multimĆdia utilizada pela Ford.
O novo sistema de entretenimento do Titanium talvez seja a maior mudanƧa interna dessa linha 2018. Primeiro porque sua tela de 6,5 polegadas obrigou a marca a redesenhar o console central. Mas tambĆ©m porque o equipamento evoluiu demais no modelo, contando agora com GPS, Android Auto e Apple CarPlay e atĆ© conexĆ£o Ć internet. Ele tambĆ©m exibe as imagens da cĆ¢mara de rĆ©. O pacote Plus, que adiciona R$ 4 mil Ć conta do Fiesta Titanium, ainda eleva o nĆŗmero de airbags para sete, inclui travas e partida com chave presencial, sensor de luz e chuva e retrovisor eletrocrĆ“mico. O preƧo, no entanto, nĆ£o Ć© dos mais convidativos: R$ 75.190.
Primeiras impressƵes
As mudanƧas apresentadas para o Ford Fiesta Titanium em sua linha 2018 nĆ£o sĆ£o fĆ”ceis de reparar. Foram poucas alteraƧƵes, bem pontuais, e a principal delas Ć© a presenƧa de detalhes cromados na grade frontal, alĆ©m de um novo para-choque. EstĆ” certo que seu visual estĆ” longe de ser incĆ“modo, mas o modelo Ć© esvaziado pela certeza de que o fim desta geraĆ§Ć£o no Brasil nĆ£o deve demorar ā se seguir a lĆ³gica, a nova chega no final de 2019.
Em relaĆ§Ć£o ao conteĆŗdo do carro, a histĆ³ria Ć© outra. A variante mais cara do Fiesta traz confortos que chamam atenĆ§Ć£o, como a chave presencial que permite a entrada no veĆculo e a partida do motor pelo toque de botƵes e tambĆ©m a nova central multimĆdia Sync 3, que tem GPS, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay e atĆ© roteia a internet, via conexĆ£o wireless. AlĆ©m disso, itens de seguranƧa como os sete airbags e controles eletrĆ“nicos de traĆ§Ć£o e estabilidade estĆ£o presentes, assim como bancos revestidos em couro e sensores de luz e chuva.
O acabamento decepciona, jĆ” que os plĆ”sticos rĆgidos imperam no interior. O toque nĆ£o Ć© suave em boa parte da Ć”rea e nĆ£o hĆ” uma preocupaĆ§Ć£o com qualquer traƧo de requinte. Nada disso condiz com a faixa de preƧo em que o modelo atua e muito menos com os rivais mais novos, que se diferenciam nesse aspecto ā como o Fiat Argo e o Volkswagen Polo. Em compensaĆ§Ć£o, Ć© bem fĆ”cil se adaptar Ć cabine, jĆ” que os comandos ficam em locais corretos e os ajustes de banco e volante facilitam a vida do condutor, garantindo boa posiĆ§Ć£o de direĆ§Ć£o.
O motor Sigma 1.6 atĆ© tem nĆŗmeros que chamam atenĆ§Ć£o em sua ficha tĆ©cnica: 128 cv mĆ”ximos e 16 kgfm de torque. Mas este Ćŗltimo chega apenas em 5 mil rpm, o que se traduz em uma arrancada correta e faz com que qualquer retomada ou ultrapassagem dependa de fazer o propulsor gritar um pouco para elevar o giro. O cĆ¢mbio automatizado de dupla embreagem passou por uma reengenharia e agora apresenta maior suavidade nas mudanƧas. PorĆ©m, Ć© perceptĆvel a demora na hora de responder Ć s solicitaƧƵes do motorista, como reduƧƵes de marcha instigadas por uma pisada mais firme no acelerador. Entre a diversĆ£o e a economia, a Ford optou pela segunda.
Ponto a ponto
Desempenho ā O motor 1.6 do Fiesta Titanium nĆ£o impressiona, mas tambĆ©m nĆ£o decepciona. SĆ£o 128 cv mĆ”ximos de potĆŖncia e 16 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Mas esse torque aparece plenamente apenas nos 5 mil giros, ou seja, bem tarde. O prĆ³prio zero a 100 km/h em 12,1 segundos jĆ” mostra que a esportividade nĆ£o chega a ser um trunfo para a versĆ£o de topo. A transmissĆ£o automatizada de dupla embreagem demora um pouco para reagir e, na maioria das vezes, deixa o desempenho em segundo plano e prioriza a reduĆ§Ć£o no consumo, o que deixa o modelo sem Ć¢nimo. Nota 7.
Estabilidade ā O Fiesta 1.6 se sai bem nas curvas. A suspensĆ£o Ć© bem ajustada e, mesmo em velocidades mais altas, passa a sensaĆ§Ć£o ao condutor de estar com o carro sempre Ć mĆ£o. HĆ” ainda aparatos eletrĆ“nicos para ampliar a seguranƧa, como controle de estabilidade e traĆ§Ć£o. De qualquer forma, apesar de ser a configuraĆ§Ć£o mais cara, nĆ£o estĆ” no motor 1.6 o lado mais enĆ©rgico do Fiesta e o condutor nĆ£o se sente muito instigado a exceder os limites do modelo. Nota 8.
Interatividade ā Todos os comandos do Fiesta sĆ£o de fĆ”cil manuseio e bem localizados. A chave presencial Ć© um diferencial da versĆ£o Titanium Plus e o sistema Sync mais recente tem boa tela e atĆ© se conecta Ć internet. Para trocas de marchas manuais do cĆ¢mbio automatizado de dupla embreagem, porĆ©m, Ć© preciso recorrer a botƵes na prĆ³pria alavanca ā algo entediante e que desestimula o motorista. Nota 8.
Consumo ā O InMetro testou a versĆ£o Titanium 1.6 do Fiesta e aferiu mĆ©dias de 7,8/10,3 km/l de etanol na cidade/estrada e 11,2/14,9 km/l de gasolina nas mesmas condiƧƵes. Este resultado proporcionou nota A na categoria e B no geral, com consumo energĆ©tico de 1,72 MJ/km. Nota 8.
Conforto ā Apesar de se posicionar em um patamar superior no segmento, o Fiesta Ć© um compacto. E isso se traduz no seu espaƧo interno. Os bancos possuem excelente densidade, principalmente para quem vai Ć frente. Por outro lado, a robustez dos assentos dianteiros diminui a Ć”rea disponĆvel para os ocupantes de trĆ”s. Quatro pessoas de estatura mediana viajam sem grandes apertos, mas nĆ£o sobra muito espaƧo para as pernas atrĆ”s. Nota 7.
Tecnologia ā O Fiesta Titanium Plus 1.6 tem motor que nĆ£o Ć© tĆ£o novo, mas sua potĆŖncia estĆ” entre as melhores nesta litragem no Brasil. O cĆ¢mbio automatizado de dupla embreagem passou por algumas melhorias e o sistema multimĆdia Ć© o mais moderno disponibilizado pela marca atualmente no paĆs. Itens como sete airbags, controle de estabilidade e traĆ§Ć£o e chave presencial estĆ£o entre os oferecidos na configuraĆ§Ć£o, um recheio que se destaca diante dos rivais. Mas vale lembrar que esta sexta geraĆ§Ć£o do modelo jĆ” estĆ” meio cansada: foi lanƧada em 2008 na Europa e chegou ao Brasil em 2010. O Fiesta 7 jĆ” circula lĆ” fora desde o inĆcio de 2017. Nota 7.
Habitabilidade ā NĆ£o hĆ” muitos porta-objetos, mas, os poucos existentes estĆ£o bem localizados e atendem razoavelmente Ć s necessidades dos passageiros. A visibilidade Ć© boa na dianteira, mas atrĆ”s fica um tanto prejudicada pelo vidro traseiro reduzido. O porta-malas carrega razoĆ”veis 281 litros. Nota 7.
Acabamento ā Apesar da faixa de preƧo em que atua, o Ford Fiesta Titanium Plus 1.6 nĆ£o impressiona nesse aspecto. HĆ” plĆ”sticos por toda a parte, embora os materiais aparentem ser de boa qualidade. O console central foi redesenhado, em funĆ§Ć£o da mudanƧa na central multimĆdia, mas pouco se alterou em relaĆ§Ć£o ao anterior. Nota 6.
Design ā Poucas foram as alteraƧƵes na linha 2018. O face-lift englobou grade e para-choques novos, sendo a primeira cĆ“ncava. Na configuraĆ§Ć£o de topo, alguns detalhes cromados entram na grade, adicionando algum charme Ć dianteira. FarĆ³is de neblina tĆŖm moldura cromada e os farĆ³is da variante de topo recebem luzes diurnas em led ā tecnologia presente ainda na lanterna traseira. De qualquer forma, apesar de jĆ” ser um projeto datado, o desenho do carro ainda chama atenĆ§Ć£o. Nota 8.
Custo/benefĆcio ā A Ford cobra R$ 75.190 pelo Fiesta Titanium Plus 1.6. Seu preƧo Ć© acima do que se pede por rivais com projetos mais novos, como o Fiat Argo e o Volkswagen Polo. O hatch da marca alemĆ£, por exemplo, na versĆ£o de topo Highline 200 TSI, traz motor 1.0 turbo e cĆ¢mbio automĆ”tico de seis marchas ā um trem de forƧa bem mais eficiente e interessante ā e custa R$ 73.290 completo. Nota 6.
Total ā O Ford Fiesta Titanium Plus 1.6 somou 72 pontos de 100.
Ficha tƩcnica
Ford Fiesta Titanium Plus 1.6
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.597 cmĀ³, quatro cilindros, quatro vĆ”lvulas por cilindro, comando duplo no cabeƧote. InjeĆ§Ć£o eletrĆ“nica de combustĆvel.
PotĆŖncia mĆ”xima: 128 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 6.500 rpm.
AceleraĆ§Ć£o 0-100 km/h: 12,3 segundos com gasolina e 12,1 segundos com etanol.
Velocidade mƔxima: 190 km/h.
Torque mƔximo: 16 kgfm a 5 mil rpm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina a 4.250 rpm.
TransmissĆ£o: Automatizada de dupla embreagem com seis marchas Ć frente e uma a rĆ©. TraĆ§Ć£o dianteira. Controle eletrĆ“nico de traĆ§Ć£o.
SuspensĆ£o: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira com eixo de torĆ§Ć£o autoestabilizante de torĆ§Ć£o. Controle eletrĆ“nico de estabilidade.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 2,48 m de distĆ¢ncia entre-eixos. Airbags frontais, laterais, de cabeƧa e de joelhos para motorista.
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrƔs com ABS e assistente de partida em rampa.
Pneus: 195/50 R16.
Capacidade porta-malas: 281 litros.
Capacidade tanque de combustĆvel: 51,9 litros.
ProduĆ§Ć£o: SĆ£o Bernardo do Campo/SP.
Itens de sĆ©rie: Acendimento automĆ”tico dos farĆ³is, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade do volante, alarme perimĆ©trico e volumĆ©trico, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos revestidos em couro, cĆ¢mara de rĆ©, chave presencial programĆ”vel, computador de bordo, direĆ§Ć£o elĆ©trica, espelho retrovisor eletrocrĆ“mico, espelhos retrovisores elĆ©tricos com luz indicadora de direĆ§Ć£o, farĆ³is com luzes diurnas de led, farĆ³is de neblina dianteiros, Isofix, lanterna parcial em leds, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, central multimĆdia com tela capacitiva de 6,5 polegadas compatĆvel com Apple CarPlay e Android Auto e GPS, trava elĆ©trica das portas com controle remoto, vidros elĆ©tricos dianteiros e traseiros.
PreƧo: R$ 75.190.