A denĂșncia e a consequĂȘncia do descaso
Tribuna percorre trecho da BR-040 e encontra vårios segmentos avariados. Jornal também fez levantamento exclusivo que aponta redução do quadro de pessoal contratado pela Concer, que alega uso de mão de obra terceirizada
Acompanho, hĂĄ alguns anos, todo o imbrĂłglio envolvendo a Concer e o Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU), por causa das obras nĂŁo finalizadas da Nova Subida da Serra de PetrĂłpolis (NSS). Este ano, a situação da concessionĂĄria extrapolou este assunto, porque o pavimento da rodovia BR-040 entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, antes considerado um verdadeiro tapete, estava deixando a desejar. As reclamaçÔes dos leitores vinham em uma crescente e, a partir disso, começamos a apuração para entender o que estava por trĂĄs do possĂvel abandono da estrada. A partir de uma anĂĄlise minuciosa de contratos, balanços contĂĄbeis e relatĂłrios de gestĂŁo, durante trĂȘs semanas, denunciamos de forma inĂ©dita que a Concer permanecia com uma boa arrecadação, mas havia reduzido em 80%, em um intervalo de 12 meses, os investimentos em manutenção e conservação da via, alĂ©m de estar demitindo mĂȘs a mĂȘs o quadro de pessoal prĂłprio destinado a este fim.
Por causa da reportagem, a Justiça não determinou a caducidade, mas impediu que a tarifa de pedågio sofra novo aumento, o que estava prestes a acontecer
A falta de cuidados com a estrada – cuja tarifa do pedĂĄgio estĂĄ entre as mais caras do paĂs – despertou tambĂ©m a preocupação sobre as condiçÔes da obra inacabada na serra. Mostramos, inclusive, algumas estruturas danificadas pela ação do tempo, como viadutos pela metade e a entrada do polĂȘmico tĂșnel com sinais claros de abandono. Em entrevista ao jornal, em Duque de Caxias (RJ), o presidente da concessionĂĄria garantiu que a manutenção da obra se mantinha inalterada, fato que se mostrou inverĂdico em outubro. NĂŁo gosto do clichĂȘ tragĂ©dia anunciada, mas nĂŁo encontro frase melhor para explicar como uma cratera sobre o tĂșnel, de mais de 70 metros de profundidade, surgiu ao lado da pista de descida da rodovia, engolindo construçÔes, desabrigando mais de 90 famĂlias e assustando toda uma regiĂŁo.
Desde a reportagem, as autoridades, baseadas no levantamento exclusivo da Tribuna, se movimentaram. Logo apĂłs a publicação da matĂ©ria, o MinistĂ©rio PĂșblico Federal entrou com uma ação na Justiça pedindo a caducidade do contrato de concessĂŁo, discurso tambĂ©m repercutido em BrasĂlia, por meio da CĂąmara Federal. Por causa da reportagem, a Justiça nĂŁo determinou a caducidade, mas impediu que a tarifa de pedĂĄgio sofra novo aumento, o que estava prestes a acontecer. AtĂ© a publicação deste texto, outras frentes se mantinham ativas, inclusive com investigação criminal da PolĂcia Federal, relacionando o acidente na serra com o provĂĄvel abandono da manutenção nas obras.
Leia a reportagem clicando na imagem abaixo: