Painel 31-05-17

Por Paulo Cesar Magella

Pelas diretas

A deputada Margarida Salomão adotou uma nova estratégia para pressionar seus pares a aprovar a PEC das diretas. Ela e sua equipe de trabalho estarão nas ruas com um abaixo-assinado, que será entregue em Brasília, pedindo a realização das eleições. Em Juiz de Fora, todos os dias, a partir das 9h, integrantes do grupo estarão no Calçadão da Rua Halfeld, “para reforçar o coro por ‘Diretas Já'”. Ao mesmo tempo, o vereador Wanderson Castelar (PT) vai levar para os bairros a discussão sobre o processo político ora em curso no país. Na sexta-feira, ele irá liderar o movimento “O povo vai falar”, no Bairro Monte Castelo, que será um ato público por eleições diretas. Segundo ele, além das falas, haverá também a participação de artistas populares, que “vão dar o seu recado em forma de música”.

Orador oficial

O ex-vice-prefeito Sérgio Rodrigues, um dos homenageados com a Comenda Halfeld, será o orador a falar em nome dos 26 agraciados. A solenidade será hoje, às 19h30, na Estação São Pedro, em comemoração dos 167 anos de emancipação de Juiz de Fora.

Quórum mínimo

Algumas audiências públicas servem apenas para cumprir a legislação, pois – mesmo sendo importantes – não despertam a atenção. Durante exposição de números com o desempenho do município em relação às metas fiscais, apenas seis vereadores, entre eles o presidente Rodrigo Mattos, estavam presentes. A plateia também estava vazia.

Chá das cinco e meia

O cientista político Jairo Nicolau, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, faz conferência hoje, às 17h30, no Anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, dentro do projeto Chá das cinco e meia, cuja meta é trazer conferencistas de diversas instituições para discutir o país. Jairo, junto com o também cientista político Rubem Barbosa – coordenador do evento – foi um dos convidados pela Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados para abordar o tema em Brasília. Ele vai aproveitar o evento desta quarta-feira para lançar seu último livro: “Representantes de quem? Os (des)caminhos do seu voto da urna à Câmara dos Deputados.”

Gláucia Simas

Gláucia Simas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também