Elenco carijó se reapresenta com 21 nomes e apenas o lateral Afonso de reforço
Vinte remanescentes e um contratado. Este foi o panorama do elenco carijó encontrado na atividade de ontem que marcou a reapresentação da equipe para o início dos trabalhos em campo visando a Série C. O único reforço até então é o lateral-direito Afonso, que inclusive já marcou belo gol em seu primeiro treino tático no Galo.
Afonso da Cruz Araújo Júnior, 29 anos, é natural de Jaguarari (BA) e estava defendendo o São Paulo (RS). O atleta, de forte bola parada, acumula passagens por equipes mineiras como o Ipatinga, Uberaba e Uberlândia, entre outras do país, casos de Novo Hamburgo (RS) e Votuporanguense (SP). O técnico carijó, Ailton Ferraz, comentou a chegada do jogador.
“É um jogador de força, tem uma bola parada muito boa, experiente, que é o que a gente precisa, e inteiro. É forte, estava no Sul, futebol que exige isso, teve uma rodagem boa, e sabemos que a bola parada decide muita coisa. Não quer dizer que vai ser titular, meu time não tem titular. Vai jogar aquele que a gente achar melhor na parte tática”, avalia o comandante.
Entres as saídas estão as dos atacantes Flávio Caça-Rato e Jajá. O vice-presidente de Futebol do Galo, José Roberto Maranhas, destacou a questão financeira como primordial nas decisões. Já Ailton abordou a questão técnica: “Dentro da nossa avaliação, achamos que eles estavam um pouco abaixo. O Jajá é um craque, mas precisa despertar em algumas coisas e achamos melhor buscar no mercado. Precisamos montar um grupo mais ligado. O Caça-Rato fez os gols, até achamos que fosse arrumar alguma coisa. Precisamos de uns três jogadores de peso para a competição e para isso estamos correndo atrás de investidores”, destaca. Além da dupla, deixam o clube atletas como o goleiro Gideão, o lateral Dieguinho, o zagueiro Elivélton, o volante Emerson e o atacante Ruan Teles.
Apesar disso, a maior parte da equipe titular no Estadual foi mantida. O clube estendeu o contrato com o zagueiro Edmário e o volante Leandro Ferreira. Um reajuste financeiro foi necessário para a manutenção. Houve, ainda, as renovações dos contratos de empréstimo do trio do Fluminense formado pelo volante Bonilha e atacantes Matheus Pato e Thiago André. Soma-se isto, por fim, aos atletas que já têm vínculo até o final da temporada, como o goleiro Paulo Henrique, os laterais Jonathan e Bruno Santos e o volante Marcel. O jovem Sávio Moreira, destaque carijó no fim da Série B de 2016, também tem vínculo com a agremiação e deve seguir no time.
Ailton revelou, ainda, que deseja contar com 30 jogadores para a disputa nacional e que projeta uma intertemporada longe de Juiz de Fora. “Estamos com 21 atletas e vamos fechar com 26 de linha e quatro goleiros, mas claro que alguns precisam sair. O grupo nunca fecha, mas vai estar pronto para a Série C. É um campeonato difícil, temos que montar um time forte e para isso estamos buscando contato com os clubes. Fluminense, Botafogo e Cruzeiro abriram as portas e vamos fazer uma parceria para poder entrar forte na competição. O planejamento está saindo. Estamos batalhando por algum lugar para intertemporada, mas se não der vamos adaptar aqui, o que não é ideal.”