Os votos
A Câmara dos Deputados rejeitou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretendia permitir que as universidades públicas pudessem cobrar mensalidade de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu. Tema polêmico, a votação teve placar apertado, recebeu apoio de 304 deputados e quase foi aprovada – por se tratar de uma PEC, era necessária uma maioria qualificada de pelo menos 308 votos. Entre os parlamentares juiz-foranos, dois se manifestaram favoráveis à proposição: Júlio Delgado (PSB) e Marcus Pestana (PSDB). Ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão (PT) foi a única entre os representantes locais no Congresso a rejeitar a matéria.
Emendas
Majoritária em Juiz de Fora nas eleições de 2014, a deputada federal Margarida Salomão (PT) noticiou ontem já ter indicado R$ 8,2 milhões em emendas para a cidade em 2017. Segundo a assessoria da petista, os repasses beneficiarão setores como a educação, a saúde, a segurança pública, o desenvolvimento urbano e social e o esporte e lazer. Na mais recente, a petista sinaliza a destinação de R$ 250 mil para a Santa Casa. A medida teria atendido intermediação feita pelo arcebispo da cidade, dom Gil Antônio Moreira.
AMM sob nova direção
Como já era esperado, o prefeito de Moema, Julvan Lacerda (PMDB), foi ratificado ontem como no presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). Ele comandará a entidade por dois anos, em mandato que se encerra em 2019. Dos 200 municípios filiados à associação, 185 manifestaram voto favorável à chapa única encabeçada por Julvan. O colegiado que assume a direção da AMM é formado por políticos de vários partidos e conta com Wander Borges (PSB/Sabará), Marcos Vinícius (PSDB/Coronel Fabriciano), Rui Ramos (PP/Pirajuba), Maria Aparecida Magalhães (PMDB/Manhuaçu), José Cordeiro (PSDB/Congonhas), Daniel Sucupira (PT/Teófilo Otoni) e Geraldo Godoy (PMDB/Periquito).
Andradas
O pleito da AMM foi prestigiado por nomes do cenário político estadual, como o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) e o ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda (PSB). Com a aclamação de Julvan, o ex-prefeito de Barbacena Antônio Andrada deixa o comando da associação. Especula-se que ele pode tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Tal empreitada, no entanto, depende de acerto familiar e a confirmação de que seu irmão Lafayette Andrada (PSD), que disputou a Prefeitura de Juiz de Fora no ano passado e exerce mandato no Legislativo mineiro, confirme anseio pessoal de buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados no ano que vem.