Ouça agora

Pesquisador japonês vence Prêmio Nobel


Por Tribuna

04/10/2016 às 07h00- Atualizada 04/10/2016 às 08h12

57f3003e8c812

São Paulo (AE) – O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi concedido ao japonês Yoshinori Ohsumi (foto) por suas descobertas sobre os mecanismos de autofagia, que é o processo de autodestruição das células. O anúncio foi feito ontem pela organização que concede o prêmio, o Instituto Karolinska, na Suécia. Nascido em 1945 em Fukuoka, no Japão, Ohsumi é pesquisador do Instituto de Tecnologia de Tóquio. “Suas descobertas abriram o caminho para a compreensão da importância fundamental da autofagia em diversos processos fisiológicos, como a adaptação ao jejum ou a resposta a infecções”, declarou o comitê do Nobel, em um comunicado.