Volkswagen Fox Run aposta na esportividade – mas restrita ao visual
Qualquer produto que se pretenda vender tem sua imagem valorizada. Mesmo quando o que se vê não é necessariamente condizente com a realidade. No mercado automotivo não é diferente. A aposta em versões de segmentos de entrada com visual esportivo são boas provas. A Volkswagen, por exemplo, sempre tratou de embutir uma ideia de robustez e esportividade em sua gama. E isso vale também – até com uma atenção especial – para os projetos mais antigos e que poucas atenções recebem da marca alemã no Brasil. Caso do Fox, que segue em sua primeira geração há 13 anos.
O hatch “altinho” já tinha em seu portfólio a configuração apimentada Pepper, com motor 1.6 de 120 cv – o propulsor de entrada do médio Golf – e tecnologias como controle eletrônico de estabilidade de série. Mas, recentemente, adotou uma nova variante, mais em conta. Com ela, o marketing da marca alemã quer atrair consumidores que são seduzidos pela imagem esportiva, porém não têm poder aquisitivo para investir em motorizações mais potentes. Trata-se do Fox Run.
Na nova série especial do Fox, a ideia de esportividade passa longe do trem de força. O Fox Run utiliza o veterano motor 1.6 de 104 cv com etanol oferecido nas configurações de entrada com motorização 1.6 da marca no Brasil. O torque máximo é de 15,6 kgfm em 2.500 rpm e a transmissão, sempre manual de cinco velocidades. Controles de estabilidade ou tração não entram sequer na lista de opcionais e não há qualquer mudança dinâmica em relação às outras versões com o mesmo motor.
A série é oferecida, segundo a fabricante, por tempo limitado – mas não há uma data certa para o encerramento. Baseada na intermediária Comfortline 1.6, ela acrescenta itens estéticos esportivos diferenciados, com foco no público jovem. Externamente, se diferencia por faixas laterais com a inscrição “Run”, grade dianteira tipo “colmeia” em preto brilhante, faróis e lanternas escurecidos, adesivo preto na região da placa traseira, retrovisores pintados em preto e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Por dentro, a cabine tem revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro e tapetes de carpete. Os bancos também trazem revestimento exclusivo, com apliques nas laterais e faixa central com material refletivo, além da inscrição “Run” nos encostos dianteiros.
A lista de itens de série é extensa, mas bem mais dedicada ao entretenimento e conforto do que à esportividade. Contempla ar-condicionado, sistema multimídia capaz de espelhar telefones celulares com tela de 5 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo e faróis e lanternas de neblina.
Opcionalmente, dá para adicionar câmara de ré, teto-solar elétrico, dois modelos de centrais multimídia superiores, rodas de liga leve aro 16″, controlador eletrônico de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. Mas nada que sirva, de fato, para acelerar com mais vigor o compacto da Volkswagen.