Tupi volta a perder pela Série B do Brasileirão
Em apresentação de baixo nível técnico, o Tupi sofreu sua maior derrota na Série B, na noite desta terça (28), justamente para o lanterna da competição, o Sampaio Corrêa, por 3 a 1. Lucas Sotero, em gol olímpico, Pimentinha e Luiz Otávio marcaram para os donos da casa, com Rubens descontando para o Carijó no Castelão. Com o resultado, as duas equipes se igualam com 9 pontos nas últimas posições da tabela, mas os juiz-foranos seguem em penúltimo pelo saldo de gols. O Alvinegro segue em São Luis (MA), onde treina nesta quarta e viaja para Goiânia, local do próximo compromisso, diante do Vila Nova, sexta-feira (1º), às 20h30, no Serra Dourada.
O jogo
O Tupi iniciou o duelo com Rafael Santos; Recife, Rodolfo Mol, Bruno Costa e Douglas; Rafael Jataí, Filipe Alves e Vinicius Kiss; Marcos Serrato e Jonathan; Rubens. O volante Recife foi escolhido por Estevam Soares para atuar pela primeira vez na lateral, visto que Thiago Espíndola, que atua pelo flanco, não foi relacionado por opção técnica. Se a Bolívia Querida tinha a velocidade de Pimentinha como uma das principais armas ofensivas, o Carijó buscava as investidas de Jonathan e Vinicius Kiss, que quase marcou aos 12 minutos, em chute defendido por Rodrigo Ramos. A resposta veio pouco depois, com finalização de Lucas Sotero perto do travessão. A jogada elevou a confiança do Sampaio, que se aproveitou de erro carijó, aos 20. Lucas Sotero cobrou escanteio pela direita de ataque, a bola passou pelos defensores na área e morreu no fundo das redes, caracterizando o tento olímpico.
Após o gol, foram os donos da casa que quase marcaram novamente. O Tupi seguia com postura defensiva, marcando atrás do meio-campo, e nas tentativas de ataque os espaços apareciam na zaga. Com isso, Pimentinha acabou recebendo lançamento livre nas costas da zaga juiz-forana, driblou o goleiro e pecou na pontaria da entrada da área. Rafael Jataí ainda acabou parando contra-ataque com falta dura e levou seu sexto cartão amarelo na Série B e está fora do duelo contra o Vila Nova.
Quando a derrota parecia certa até o intervalo, Jonathan recebeu bola pela esquerda, finalizou cruzado para defesa de Rodrigo Ramos. No rebote, contudo, a bola pegou no ex-carijó Rafael Estevam, tocou no travessão e voltou para Rubens, bem posicionado, apenas empurrar para o gol e igualar a contagem.
O baixo nível técnico apresentado no duelo não motivou alterações para o início da segunda etapa. Aos 7, Jonathan mostrou não ter esfriado a pontaria e acertou a trave de fora da área. Na defesa, entretanto, as fortes emoções ao torcedor juiz-forano foram mantidas. As dificuldades aumentaram com lesão de Jataí, substituído por Gabriel Sacilotto, aos 19. Três minutos depois, Edgar driblou Recife e Mol com facilidade pela esquerda e cruzou na medida para Pimentinha, livre, marcar: 2 a 1 Sampaio.
A sorte não estava do lado alvinegro. O atacante Thiago Silvy entrou no lugar de Marcos Serrato e, no primeiro lance, levou a pior em contato com Edgar, tendo que deixar o jogo e recebendo atendimento em ambulância. Ygor foi o substituto. Em novo lance seguinte à mudança, porém, os maranhenses festejaram novamente. Rafael Estevam cobrou falta da canhota e Luiz Otávio ganhou mais uma da zaga, cabeceando para ampliar a contagem e dar números finais ao confronto.