JF começa a receber ciclorrotas a partir da próxima semana


Por Tribuna

08/06/2016 às 13h01

ciclorrota-olavo
Segundo secretário de trânsito, cerca de 500 placas sinalizarão as ciclorrotas na cidade (Foto: Olavo Prazeres)

Juiz de Fora passará a contar nos próximos dias com ciclorrotas nas principais vias da cidade. O plano, que busca inserir a bicicleta como meio de transporte na área urbana, foi lançado na manhã desta quarta-feira (8), no Auditório da Escola de Governo, no Bairro Ladeira. Participaram do evento o prefeito Bruno Siqueira, o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, e os grupos de ciclistas Mobilicidade, Entabike, Os Cabritos e Pedal Ecológico. O projeto vinha sendo discutido há cerca de dois anos e meio.

[Relaciondas_post]

A previsão é de que as sinalizações verticais e horizontais comecem a ser implementadas a partir da próxima terça-feira (14), na Avenida Rio Branco, primeira via a ser contemplada. Em seguida, os trabalhos serão executados na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Dom Silvério. Ao todo, serão dez ciclorrotas em Juiz de Fora. A estimativa é de que todas elas estejam instaladas até o fim do ano.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), um mapeamento realizado na cidade constatou que 36% da população, percentual correspondente a 154 mil habitantes, moram em áreas plano-contínuas. Ainda conforme a Settra, o número aponta que a declividade não seria obstáculo para a utilização das bicicletas. Além de estimular o uso de bikes, o projeto visa a gerar mais segurança para os ciclistas e conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro e harmônico entre pedestres, ciclistas e motoristas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.