Estudantes de odontologia desocupam a reitoria da UFJF após 12 dias
[Relaciondas_post] Após 12 dias de ocupação, os cerca de 50 estudantes do curso de odontologia do campus avançado da UFJF em Governador Valadares vão deixar o prédio da reitoria em Juiz de Fora. Na tarde desta sexta-feira (18), os grevistas tiveram uma reunião com o vice-reitor no exercício da reitoria, Marcos Chein, que apontou soluções para os problemas enfrentados pelos alunos.
Conforme os universitários, faltam insumos básicos para as aulas, e os materiais disponíveis estão vencidos. Entre os empecilhos ainda estão a falta de um laboratório de prótese e um local que comporte todas as atividades clínicas, laboratoriais e de aula teórica. Atualmente, as atividades do curso de odontologia estão divididas em três imóveis alugados. A ocupação é uma das ações da greve dos estudantes da odonto, deflagrada pelos discentes no dia 29 de fevereiro. Durante os dias de ocupação, a Biblioteca Central permaneceu fechada, e algumas pró-reitorias, localizadas na área do gabinete, tiveram o funcionamento comprometido.
Em nota, a UFJF confirmou que abrirá licitação para a contratação de laboratórios de prótese, além de garantir o pagamento, provavelmente para a próxima semana, de valores devidos à Faculdade Funorte, dependendo apenas da correção das faturas a serem feitas pela própria Funorte, que aluga salas de aula para a UFJF. Chein também enviará um ofício ao diretor do campus avançado solicitando a criação de comissão que seja responsável por planejamento, organização e acompanhamento de compras e licitações referentes a materiais odontológicos de consumo e permanentes. Esta comissão deverá ser formada por um administrador, dois odontólogos e dois professores do curso de odontologia, em Governador Valadares.
Já com relação à situação de contrato da UFJF com a Univale, a universidade informou que um acordo foi traçado com anuência de Chein e do reitor que ainda irá assumir, Marcus David. Segundo Chein, a direção da Univale deve alugar à UFJF, além das salas de aula, uma clínica com 12 equipos e uma sala de esterilização, e se comprometeu em construir uma nova clínica, também com 12 equipos, até setembro de 2016, a ser utilizada pelos alunos da UFJF em Governador Valadares. Na próxima terça-feira, David, nomeado por Chein como representante legal da UFJF para esta negociação, deve se reunir, em Governador Valadares, com a direção da Univale, a fim de tentar um acerto final, que depende ainda do acordo em torno do valor do aluguel.
Com a desocupação da reitoria, os setores que não estavam funcionando voltam a ter atendimento normal a partir da próxima segunda-feira, 21.