Sambistas em texto e caricatura

Caricatura de Ernani Ciuffo, desenhada por Luiz Felipe Gonçalves para o livro “O samba de Juiz de Fora – Vinte biografias”
A poucos dias do carnaval, nada mais pertinente do que o lançamento do livro “O samba de Juiz de Fora – Vinte biografias”, que sai do forno com apoio da Lei Murilo Mendes. Com organização de Daniel Defilippo, a obra reúne a história de 20 importantes compositores da cidade, em textos do batuqueiro Márcio Gomes e caricaturas de Luiz Felipe Gonçalves. “Sentimos uma carência de informações sobre a história do samba em Juiz de Fora: tanto dados sobre obras e data de nascimento quanto imagens. Vamos falar de alguns compositores e não sabemos a fisionomia deles, se são altos, baixos, magros, gordos, brancos, negros. Daí surgiu a ideia de suprir essa lacuna”, conta Márcio. O músico dá detalhes sobre o livro no programa “Sala de Leitura” deste sábado, às 10h30, com reprise na segunda-feira, às 14h30, na Rádio CBN Juiz de Fora.
“Como é um trabalho que exige certo fôlego, a gente achou melhor limitar em 20 personagens, mas a ideia é fazer novas edições ampliadas”, adianta Márcio, responsável pelo levantamento de dados. As páginas trazem nomes, como Armando Toschi (o Ministrinho), Alfredo Toschi, Ernani Ciuffo, Mamão e Danilo Soares. “Cada um foi retratado em duas páginas. Demos uma enxugada para dar o mesmo destaque para todos, mesmo para aqueles dos quais tínhamos um número maior de informações biográficas”, diz Márcio. Para não haver privilégios, os personagens são apresentados em ordem alfabética.
“O samba de Juiz de Fora – Vinte biografias” será lançado em 28 de janeiro, às 20h, na Toca da Raposa. Com o livro, também está sendo lançado o CD “Ponto do samba”, produzido por Roger Resende e Carlos Fernando. O álbum apresenta 12 composições de diversos autores locais, nas vozes de Carlos Fernando, Roger, Mestre Jansen, Sandra Portella, Dionysia Moreira, Juliana Stanzani e Alessandra Crispin.
LANÇAMENTO
Livro “O samba de Juiz de Fora – Vinte biografias” e CD “Ponto do samba”
28 de janeiro, às 20h
Toca da Raposa
(Avenida Brasil)