Settra responde leitores sobre vídeo de agente de trânsito


Por Juliana Netto

17/12/2015 às 11h20

Um vídeo que circula pelas redes sociais e em aplicativos de mensagens tem gerado indignação em muitos leitores, que acreditam que um agente de trânsito esteja aplicando arbitrariamente multas em veículos que passam no trecho da Avenida Rio Branco, próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil, na altura do Bairro Manoel Honório. “Guardinha ali parado, de cada carro que passa, ele anota a placa de dois, três”, afirma o autor da filmagem. Um outro agente observa o trânsito do outro lado da via. Não se sabe o dia e o horário do vídeo.

Depois de receber o vídeo de vários leitores pedindo uma resposta sobre postura do agente, a Tribuna fez contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Em nota, a assessoria de comunicação diz que “o vídeo não comprova que o agente estava atuando em desacordo com a lei de trânsito. A câmera está focada somente no profissional e não mostra o que está ocorrendo ao redor”, diz o texto. A resposta dada pela Settra ainda informa “que é uma prática do agente de trânsito anotar a placa dos veículos que são flagrados cometendo infrações, como falta de cinto de segurança e uso do celular na direção, para, posteriormente, preencher todo o auto de infração e tomar as notas cabíveis. Nesses casos citados, opta-se pela não abordagem para que o fluxo de veículos e os cidadãos que cumprem a lei não sejam prejudicados”, encerra.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.