Crianças com necessidades especiais recebem presentes de Natal

Uma sexta-feira já com cara de Natal. Assim foi a manhã dos 285 alunos da Escola Estadual Maria das Dores, no Bairro Santa Helena, na região Central de Juiz de Fora, e de aproximadamente 95 atendidos no Instituto Vitória, no Bairro Fábrica, Zona Norte da cidade. Logo pela manhã, um comboio, formado por Corpo de Bombeiros, Correios, Exército, políciass militar, civil, federal e rodoviária federal e Settra, saiu da sede do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), na Avenida Brasil, até os pontos de destino, levando os presentes das crianças que deixaram suas cartinhas nas agências dos Correios, com pedidos ao Papai Noel. Coordenada pelo radialista William Boy, a iniciativa apadrinhou mil cartinhas escritas ao Bom Velhinho em 2015.
A ação contou também com as presenças da Mamãe e do Papai Noel, banda do 2º Batalhão da Polícia Militar e dos bonecos Foguinho, PM Legal e Bonecão. Durante a tarde, o grupo encerra o dia festivo entregando presentes aos assistidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Bairro Santa Terezinha, região Nordeste.
“Graças a Deus tivemos 100% de adesão. A palavra para definir o dia de hoje é felicidade. Geralmente fazíamos as entregas no dia de Natal, mas como a ação tomou uma proporção muito grande, resolvemos adiantar, aproveitando o último dia do ano letivo destas instituições”, explica William. “Há 10 anos, quando comecei a pegar as cartinhas, vi que haviam poucas pessoas interessadas em apadrinhar crianças especiais, por preconceito, medo ou desconhecimento. Por isso, procuramos sempre direcionar as doações para este público”, completa. Ainda conforme o idealizador da ideia, a expectativa para 2016 é alcançar 1.500 apadrinhamentos, de forma a beneficiar mais duas instituições.
100% de adesão nos Correios
Com o gesto de William Boy e de tantos outros padrinhos, todas as cerca de 10 mil cartinhas dos Correios foram apadrinhadas. A entrega dos presentes deve ser feita em qualquer agência da cidade, até meio-dia deste sábado (12). A previsão é que todas as crianças recebam seus pedidos até o dia 18 de dezembro. “Os presentes já começaram a ser distribuídos nas escolas participantes e, por conta da separação e colação de etiquetas, pedimos que os padrinhos entreguem até amanhã”, explica a coordenadora do Projeto Papai Noel dos Correios, em Juiz de Fora e Zona da Mata, Maria do Carmo Lopes.
Ainda conforme ela, outras mil cartas foram apadrinhadas em cerca de 25 cidades da área de vendas dos Correios na região. “É de arrepiar ver a festa que as crianças fazem ao receber os presentes. Ao ver tantas crianças com suas necessidades especiais, chegamos a conclusão que somos privilegiados”, diz emocionada Maria do Carmo, que acompanhou a entrega às instituições nesta sexta.