Ratinho na mira de novo

Desistência da Anapolina renova negociações
Camisa 10 na campanha que garantiu ao Tupi o título inédito da Série D do Campeonato Brasileiro em 2011, o meia Luciano Ratinho deve ser procurado mais uma vez pela diretoria do clube, que espera abrir nova rodada de negociações para contar com o jogador na próxima temporada. A expectativa era de que os primeiros contatos entre as partes ocorressem já na noite desta segunda-feira (26). "Estamos buscando um novo contato com o jogador. Partimos de um patamar anterior, de onde as negociações serão retomadas. O acerto ou não esbarra em questões salariais", afirma o vice-presidente de futebol do Tupi, José Roberto Maranhas.
A retomada das negociações acontece após algumas reviravoltas. Imediatamente após a conquista da Série D, a diretoria carijó intensificou as conversas com os atletas que tinham seus contratos expirando, para tentar garantir a manutenção da base campeã nacional. Ratinho era um dos jogadores com qual o clube esperava contar, mas não houve acordo entre as partes, e o nome do meio-campista foi praticamente descartado. Ao mesmo tempo, notícias vindas do Centro-Oeste davam como certo o acerto do meia com a Anapolina.
O cenário mudou uma vez mais quando, no início do mês, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou que o jogador estava suspenso preventivamente por 30 dias, após testar positivo em exame antidoping. Na semana passada, Ratinho foi julgado e, por maioria de votos da Quarta Comissão Disciplinar, foi apenas advertido e está liberado para entrar em campo. Com o imbróglio, a Xata teria desistido do jogador, o que deu novo fôlego às investidas juiz-foranas.
A favor do Tupi, pesa o fato de o clube ter prestado auxílio jurídico ao jogador no caso, através de Lucas Ottoni, advogado do clube.
Retrospecto
Luciano Ratinho teve uma passagem marcante pelo Tupi, apesar de curta. O jogador desembarcou em junho de 2011 e foi um dos principais nomes da equipe que conquistou o título inédito da Série D. Em sua única competição com a camisa carijó, o meia de 32 anos entrou em campo em 15 ocasiões e marcou quatro gols.
Caso feche acordo com o Galo Carijó, Ratinho deve dividir a missão de articular as jogadas de ataque com o recém-contratado Michel Cury. Há uma semana, o meia acertou seu retorno a Santa Terezinha. O Tupi faz sua estreia no Campeonato Mineiro no dia 29 de janeiro, fora de casa, contra a Caldense. O reencontro com a torcida carijó acontece na segunda rodada, quando os juiz-foranos recebem o Nova Serrana, no Estádio Municipal, no dia 4 de fevereiro.