Natal

“Nós e nosso mundo precisamos tanto de paz, daquela paz cantada pelos anjos nas campinas de Belém.”


Por Lenira Rocha Peres Mercadante*

24/12/2025 às 08h00

Esta é a época ado ano que mais gosto, quando acontece a preparação para o dia de Natal.

O Natal é uma festa da família em que todos se reúnem num só coração para comemorarem o nascimento de Jesus, que veio trazer ao mundo a paz e o verdadeiro amor.

Gosto de ver e sentir o brilho intenso da cidade toda enfeitada com muitas luzes. As árvores de Natal com ornamentações, cada uma mais linda do que a outra. Os presépios, que maravilha! É um dos símbolos mais tradicionais da data, idealizado por São Francisco de Assis na véspera do Natal de 1224. Ele pediu a Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para junto dele celebrar o nascimento de Jesus.

A ornamentação das casas, das ruas com muito brilho, bolas coloridas e árvores de todos os tamanhos. É um cenário muito lindo deixando todos extasiados diante de tamanha beleza. O brilho dos olhos se transforma como o da criança diante dos contos de fadas.

Nos shoppings, está o Papai Noel tirando retrato com as crianças e distribuindo balas. Nas ruas e lojas, as pessoas se movimentam carregadas de sacolas e com expressão de felicidade. Felizes, sorrindo e cumprimentando os amigos. Todos parecem ter pressa para as compras e a preparação para a chegada do Salvador.

É preciso viver cada momento que o Natal nos proporciona. Até parece que nesse dia tudo para. Passado este lindo dia a vida continua, e cada um com seus problemas e preocupações.

Diante do presépio façamos uma oração. “Ó Jesus, lindo menino e príncipe da paz! Gostaríamos de pedir-te hoje um grande presente: a paz. Nós e nosso mundo precisamos tanto da paz que somente Vós podeis nos dar. Que bom se pudéssemos em troca te oferecer um mundo de paz e uma festa de irmãos. Infelizmente, as guerras, as injustiças sociaise as desigualdades entre os homens ainda perduram entre nós. Nosso mundo ainda continua violento. Reforças nossos anseios de paz e reacende forte a chama da esperança com os sonhos de um Feliz Natal.”

Meus votos de um Feliz Natal para os leitores e familiares.

*Lenira Rocha Peres Mercadante é psicologa

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.