Paciente com suspeita de coronavírus tem alta do hospital em Viçosa
A mulher ficará em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias
A paciente que estava internada no Hospital São Sebastião em Viçosa, a 170 quilômetros de Juiz de Fora, com suspeita de coronavírus (Covid-19), teve alta na noite desta sexta-feira (28). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Viçosa. Conforme o órgão, a mulher estava internada na unidade hospitalar desde a última quarta-feira e vai ficar em isolamento residencial por 14 dias, sob instruções de profissionais da área de saúde. Ela receberá orientações sobre cuidados com a transmissão da doença, conforme recomendações do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os exames para detecção da doença foram encaminhados à Fiocruz e ao Estado de Minas Gerais, e a previsão é de que o resultado saia na próxima terça-feira.
Segundo o secretário de saúde Marcus Schitinni, o quadro clínico é que serve como parâmetro para a internação, não a doença. Assim, como ela apresentou melhora e estabilidade nos sintomas, o médico concedeu a alta, seguindo a recomendação de classificação de risco. A paciente retornou de viagem à Tailândia há poucos dias e apresentou alguns sintomas leves da doença.
Em Juiz de Fora, a paciente com sintomas compatíveis com o coronavírus, que estava internada no Hospital Regional Doutor João Penido, em Grama, Região Nordeste de Juiz de Fora, também recebeu alta nesta sexta-feira. A assessoria de comunicação da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), gestora do hospital, afirmou que o caso da mulher, de 51 anos, continua sendo tratado como suspeito, e que, portanto, ela será monitorada pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em isolamento domiciliar, enquanto aguarda os resultados dos exames enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
Minas Gerais tem 17 casos suspeitos
As notificações sobre a doença em Minas Gerais, de acordo com o Ministério da Saúde, são um total de 20, sendo que três casos suspeitos já foram descartados. Conforme a SES-MG, no último boletim epidemiológico divulgado sobre o corona vírus, divulgado na noite desta sexta, os casos foram registrados nos seguintes municípios: Barbacena (1), Belo Horizonte (8), Contagem (1), Juiz de Fora (1), Montes Claros (1), Ouro Preto (1), Uberaba (1), Uberlândia (2) e Viçosa (1). Os três casos já descartados foram em Belo Horizonte, porém, o caso em Barbacena já foi descartado pela Prefeitura do município, pois a amostra colhida de um paciente com suspeita de coronavírus foi analisada e descartada pelo Ministério da Saúde. O caso, portanto, é negativo para coronavírus, mas ainda não consta no boletim epidemiológico do estado.
Conforme a SES, dos pacientes com sintomas, 11 (65%) são do sexo feminino e seis (35%) do sexo masculino. A mediana de idade dos pacientes é de 33 anos, variando de 14 e 65 anos. Com relação ao histórico de viagem, 15 (88%) fizeram viagem a países com circulação do Covid-19, como Itália, França, Inglaterra e Portugal, e dois (12%) não têm histórico de viagem, porém tiveram contatos de outros pacientes com sintomas.