Falso mutirão oftalmológico: dupla é presa e mais de 180 óculos apreendidos

Vigilância Sanitária de Barbacena apreendeu 187 óculos e um aparelho de realização de exames oftalmológicos 


Por Tribuna

28/01/2025 às 11h27

Dois homens, de 24 e 30 anos, foram presos por promover um falso mutirão oftalmológico em Barbacena, cidade a cerca de 96 quilômetros de Juiz de Fora. A prisão foi efetuada no sábado (25) após denúncia à Vigilância Sanitária da Prefeitura de Barbacena, recebida pelo aplicativo “Fala Barbacena”. A Guarda Municipal encaminhou os suspeitos até a Delegacia de Polícia Civil de Minas Gerais junto com 187 óculos e um aparelho de exames oftalmológicos apreendidos, todos sem nota fiscal. 

Os autores estavam realizando um “Mutirão da Visão” no bairro Monsenhor Mário Quintão. Ao chegar no local, as equipes da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária identificaram uma estrutura com ofertas de produtos oftalmológicos, como óculos e um aparelho para realização de exames. Os envolvidos não apresentaram o alvará de licença municipal sanitária para realização do evento, notas fiscais dos produtos e o comprovante de manutenção corretiva do aparelho. 

Em seguida, o homem de 30 anos se apresentou como responsável técnico pela realização de exames, porém não apresentou nenhuma identificação ou registro que comprovasse sua qualificação, mencionando ter esquecido os documentos em São Paulo. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.